Voz da Póvoa
 
...

Biblioteca Escolar Manuela Ribeiro no Agrupamento de Aver-O-Mar

Biblioteca Escolar Manuela Ribeiro no Agrupamento de Aver-O-Mar

Educação | 6 Abril 2023

 

Ó Mar!! Ó Mar!!
Assim se deu início, na soalheira manhã do dia 31 de março de 2023, à encenação que marcou a cerimónia de atribuição de patrono à Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Aver-O-Mar, entenda-se A Biblioteca Escolar, serviço que engloba sete espaços independentes, em sete escolas do agrupamento mas cujo objetivo é uno – a promoção da leitura!

A escolha do patrono decorre de uma iniciativa escolar que nomeou as “ruas”, “salas”, “espaços” da escola sede em 2020/21 e que, por vontade dos seus alunos, escolheu a escritora poveira Manuela da Costa Ribeiro como patrona desta grande sala de aula, a Biblioteca!

Manuela da Costa Ribeiro é natural de Navais, freguesia integrante do conjunto de escolas do agrupamento, é escritora de histórias infantis e juvenis com cunho local através dos seus personagens e enredos, responsável pelo prestigiado festival literário Correntes d’Escritas e uma regular presença nas iniciativas literárias, e não só, das várias escolas do concelho.

A cerimónia contou com a excelente dramatização, pela turma NA4A, de um texto construído especificamente para o evento a partir das obras da escritora, com autoria de Andreia Teixeira, a colaboração da docente da turma Clarinda Costa, e o mote da professora bibliotecária, bem como com o momento musical pela turma 5E sob a batuta do professor David Alves.

Estiveram também presentes o Vereador da Cultura Dr. Luís Diamantino, a Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares Filomena Alves e o director do Agrupamento, professor Carlos Sá.

Como diria o Catitinha (personagem de uma das histórias de Manuela da Costa Ribeiro), “(…) perante o oceano, tudo parece fazer sentido. E as ondas escutam(-no). Afastam-se e fazem silêncio para atentar nas récitas. Atrás dele um rasto de conchas, búzios e beijinhos. Um carreiro de pedras coloridas fica traçado na areia molhada. Os penedos desnudam-se das águas e descobrem a sua silhueta esverdeada, coberta de mexilhões e ouriços estáticos e preguiçosos. As rochas altivas vão-se erguendo pouco a pouco, acariciadas pelas ondas suaves e rasas.”

Que esta citação simbolicamente represente o percurso de construção e descoberta inerente à ação daqueles que ajudam a construir percursos de vida, sonhos e o desejo de ser mais e melhor!

Obrigada Manuela pelas tuas palavras, pelos teus livros… pela ternura na voz quando lês as tuas histórias. Sê sempre bem-vinda!

No canal de Youtube do Agrupamento, em breve, poderá ser visto o vídeo da representação feita pelos alunos de Navais.


Prof. Marta Antunes

partilhar Facebook
2122/001.jpg
2122/002.jpg
2122/003.jpg
2122/004.jpg
Banner Publicitário