Voz da Póvoa
 
...

Auditório Municipal Recebeu Congresso de Serviço Social Escolar

Auditório Municipal Recebeu Congresso de Serviço Social Escolar

Educação | 21 Janeiro 2023

 

O Auditório Municipal acolheu no dia 18 de Janeiro, o II Congresso de Serviço Social Escolar, sob o tema ‘A relevância dos Assistentes Sociais nas Escolas’. Este foi organizado pela Cooperativa de Solidariedade Social (Coo UP), em articulação com o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar e o MAPADI. O evento contou com o apoio da Câmara Municipal, representada pela Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, e com a presença do secretário de Estado da Educação, António Leite.

Os debates moderados pelo director do Centro de Formação da Associação de Escolas dos concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Luís Fernandes, e pelo chefe da divisão da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e presidente do MAPADI, António Ramalho, revestiram-se de particular importância numa altura em que a descentralização de competências em matéria de educação se tornou efectiva no concelho da Póvoa de Varzim, mas também pela estratégia conduzida pelo Município em termos de coesão social.

Para Andrea Silva, “neste processo, global, de apoio às famílias em relação à educação e à formação escolar das crianças que nos confiam, a participação dos Assistentes Sociais é, inquestionavelmente, decisiva”.

Destacou também a importância desta participação e atuação se fazerem sempre em regime de proximidade, “sendo esta uma das razões principais que leva o Município a apostar na requalificação das escolas nos seus locais originais, mantendo-as perto das zonas habitacionais, ao invés de as deslocalizar para grandes parques escolares longe do centro de vivência diária da nossa comunidade”.

E justifica esta opção da autarquia: “A verdade é que, em matéria de educação, a quantidade é inimiga da qualidade. E nós queremos qualidade, o que não é possível se adotarmos o modelo de macro-escolas”, referiu a Vereadora, lembrando o trabalho pré-escolar junto das famílias, que permite manter baixo abandono escolar no concelho.

Andrea Silva está convicta de que este trabalho é “essencial para conseguirmos mudar vidas. O progresso não se constrói apenas com o investimento físico; a base do progresso, ao nível do desenvolvimento sustentável, só se consegue com a aposta na formação integral do cidadão”.

partilhar Facebook
1168/Auditorio-municipal.jpg
1921/II_C_ESscolar.jpg
Banner Publicitário