Voz da Póvoa
 
...

Alunos do Agrupamento Cego do Maio Foram às Astúrias

Alunos do Agrupamento Cego do Maio Foram às Astúrias

Educação | 31 Janeiro 2020

Seis alunos do 7º ano de escolaridade do Agrupamento Cego do Maio, acompanhados pelas professoras Ana Maria Peixoto e Lucinda Vieira, pela professora coordenadora de projectos Ana Ribeiro, e pelo professor bibliotecário Delfim Fernandes, estiveram em Gijón, Espanha, de 12 a 17 de Janeiro, ao abrigo do Programa Erasmus+.

Tratou-se do primeiro encontro realizado no âmbito do projecto “Bom Appetit Europe!”, uma parceria estratégica de cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas no domínio da educação, que reuniu no Colegio Virgen Mediadora Fundación Educativa Francisco Coll, em Gijón, quatro escolas de países europeus (Espanha, República Checa, Croácia e Portugal) para o início das actividades inerentes à parceria.

Os alunos do Agrupamento de Escolas Cego do Maio foram muito bem recebidos e acarinhados pelas famílias espanholas onde ficaram alojados ao longo da semana. Na escola, participaram em diversas actividades relacionadas com a temática da gastronomia, sua história e património cultural, e que incluiu, entre outras, a visita a uma quinta biológica de produtos lácteos, “Los Caserinos”, e a uma fábrica de cidra em Oviedo. Realizaram ainda actividades em grupos transnacionais sob o tema “da colheita à mesa”, participaram num workshop de petiscos e sobremesas asturianas, orientado pelas famílias, e numa “merienda” de convívio entre alunos, pais e professores. Ao longo do extenso programa, diariamente, entre as 8,30 e as 18,30 horas, os alunos também tomaram contacto com as metodologias de ensino baseadas em projectos e actividades de Inteligência Emocional, inseridas no currículo da escola espanhola.
A parte turística incluiu uma visita à cidade de Oviedo e uma breve visita à baixa histórica de Gijón, onde foram recebidos nos Paços do Concelho pelo presidente Alberto Ferrao. Durante o pouco tempo livre, os alunos acompanharam os alunos anfitriões nas suas rotinas, passatempos e vida familiar, tendo vivenciado experiências únicas.

Este encontro também permitiu desenvolver sessões de formação docente, partilha de boas práticas eTwinning, de boas práticas em metodologias baseadas em ensino por projecto e práticas de Inteligência Emocional. Em Março de 2020 realiza-se a segunda mobilidade deste projecto, na cidade de Hranice, na República Checa, com a participação de um grupo de alunos do 6º ano do Agrupamento Cego do Maio.

 

partilhar Facebook
217/Intercâmbio-Erasmus+.jpg
217/Alunos-Poveiros-nas-Astúrias-(extra).jpg
Banner Publicitário