Voz da Póvoa
 
...

Alunos da Secundária Rocha Peixoto na Grécia

Alunos da Secundária Rocha Peixoto na Grécia

Educação | 11 Novembro 2021

No âmbito do projeto Erasmus + “Special Methods for Special students”, cinco alunos da turma do 11º F da Escola Secundária de Rocha Peixoto, acompanhados pela diretora de turma e professora de Inglês, participaram na primeira mobilidade do projeto entre os dias 25 e 29 de outubro na cidade de Chorzów, na Polónia.

O projeto abarca cinco escolas de cinco países – Polónia, Turquia, Lituânia, Letónia e Portugal e tem como objetivo, não só experienciar diferentes tipos de aprendizagens, mas também intercâmbio cultural e melhorar a fluência na língua inglesa.

Durante cinco dias alunos e professores participaram em oficinas de “Critical Thinking” e “Team Building”, exerceram a sua criatividade com uma aula de arte tradicional típica Polaca e frequentaram aulas em duas universidades, a primeira dada por uma paleontóloga na universidade de Katowise e duas aulas na Universidade de Chorzów sobre a importância da temperatura corporal e uma aula de laboratório onde os alunos fizeram e observaram amostras de células.

Os alunos tiveram também a oportunidade de experimentar a gastronomia típica de um país completamente diferente da deles, onde conviveram, trocaram ideias e experiências com os outros alunos presentes no projeto.

Esta mobilidade também teve uma vertente cultural importante. Visitamos o campo de concentração de Auschwitz- Birkenau, a cidade de Carcóvia, e Katowice e as emblemáticas minas de sal subterrâneas de Wieliczka.
Os alunos também visitaram a escola anfitriã, Zespól Szlol Technicznych nr1, de forma a comparar e ver como as escolas funcionam de forma diferente, mas também têm coisas em comum, tais como os espaços de sala de aula, desportivos, etc.

Foi, de facto, uma experiência enriquecedora para todos os participantes, experiência que perdurará no tempo e, com certeza, contribuiu para o crescimento e espírito de solidariedade dos alunos, tornando-os, mais abertos à s diferenças culturais, e com certeza melhores cidadãos.

Ainda no âmbito de mais um projeto Erasmus + desta escola, dois professores deslocaram-se à Grécia, a Piraeus, para um encontro de trabalho, integrado no projeto From Thoughts to Codes, dedicado à Informática e programação. O projeto é coordenado pela Grécia e integra Portugal, Itália, Macedónia do Norte e Turquia. Durante os 3 dias foram definidas e reajustadas atividades, entregues diplomas de cerificação de um curso de inglês e realizadas visitas culturais ao Museu de Tecnologia de Piraeus e ao Museu Arqueológico Nacional de Atenas.

Estas foram oportunidades excecionais de partilha de práticas e vivências de cidadania europeia.

partilhar Facebook
1093/Grecia4.jpg
1093/Grecia2.jpg
1093/Grecia3.jpg
1093/Grecia1.jpg
Banner Publicitário