A equipa Boeing do 12°C da Escola Secundária Eça de Queirós, da Póvoa de Varzim, foi uma das duas premiadas no Encontro Nacional de Professores de Física e Química, em Lisboa.
No dia 8 de Setembro, os alunos da ESEQ deslocaram-se ao Instituto de Educação da Universidade de Lisboa devido ao trabalho intitulado "Estudo da Blindagem Eletromagnética", efetuado no âmbito do MEDEA | 16.
A ideia de participar no projecto organizado pela Sociedade Portuguesa de Física e pela REN foi do Director de Turma do 12°C e professor de Física, Carlos Rodrigues. "Havia necessidade de se implementar um projecto para a área curricular de Cidadania e Desenvolvimento. Sendo a turma constituída por alunos da disciplina de Física, como Director de Turma e professor de Física lembrei-me de propor o projeto MEDEA, ao qual os alunos aderiram."
É de reforçar que entre o processo de selecção dos participantes e o anúncio final da distinção obtida decorreram vários meses de trabalho árduo e, por isso, os alunos tinham o pensamento de que era difícil serem recompensados pelo tempo dispensado ao poster sujeito a avaliação. "Nunca pensei que chegássemos onde chegamos", refere o aluno Salvador Bastos, e acrescenta: "Houve vários desafios e divergências entre nós ao longo da realização deste projecto e, por isso, estou muito orgulhoso do que conseguimos realizar como um grupo."
Além disso, segundo os elementos da equipa, o projecto MEDEA também permitiu desenvolver competências necessárias para o futuro académico e profissional. De facto, todos os participantes já estão colocados em diversos cursos na área das Engenharias, incluindo dois dos cinco cursos com nota de candidatura mais alta no concurso nacional. Segundo a aluna Inês Carvalho, "Este projecto conseguiu transmitir-nos uma ideia de alguns dos processos de investigação que poderão ser úteis ao longo da nossa licenciatura, como por exemplo, a pesquisa efectuada durante o desenvolvimento do poster científico e a utilização de ferramentas de análise de dados".
Este prémio reflete a aposta da ESEQ e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim na área das Ciências e Tecnologias, reforçando a importância do incentivo à pesquisa científica, que conduz a uma formação mais completa dos jovens durante o ensino secundário.
(legenda da foto)
Os cinco alunos da Escola Secundária Eça de Queirós (Póvoa de Varzim) – Salvador Bastos, Pedro Pinheiro, Inês Carvalho, Pedro Santos e Gonçalo Alves – acompanhados pelo professor Carlos Rodrigues, distinguidos pela Sociedade Portuguesa de Física, em Lisboa a 8/9/2025.