Recolhido o manjerico, abriram-se as portas para anunciar as Festas de São Pedro que arrancaram no dia 25 de Junho, com o já tradicional S. Pedrinho e a Pequenada, que por ameaça de chuva juntou no Pavilhão Municipal perto de mil de crianças dos jardins-de-infância do concelho.
Não será para todos o palco como destino, mas há entre os pares da miudagem trajada a rigor, quem prometa futuro de artista. A exibição para professores, familiares e amigos, dando voz a músicas populares poveiras entre danças, coreografias típicas das rusgas dos bairros, só podia receber do público um imenso aplauso.
Entre os presentes, o Vice-Presidente e Vereador da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, desejou a todos os participantes que sejam “o São Pedro do futuro”. Luís Diamantino disse também esperar que este seja o “momento de abertura de umas Festas que queremos que sejam de alegria e união entre todos os Bairros, numa cidade que acaba de completar a comemoração dos seus 50 anos”.
A principal razão do São Pedrinho e a Pequenada é promover a salvaguarda das tradições poveiras por parte dos mais novos que ao crescerem entre festa e tradição, acabarão por ser em cada ano o alimento do futuro.
Os pequenos sorrisos no final das suas exibições artísticas puderam assistir à entrega de uma pequena lembrança a todas as entidades presentes, produzida pelas mãos dos utentes do MAPADI, evocativa ao “S. Pedrinho”.