As datas são uma memória do tempo. A Escola Secundária Eça de Queirós - ESEQ, assinalou os vinte anos do Dia Europeu das Línguas, na última semana de setembro. A promoção de competências linguísticas e plurilingues assume-se como preocupação dos docentes de línguas deste estabelecimento de ensino. Assim, procurou-se alertar os alunos para a importância da aprendizagem das línguas, para a promoção da compreensão intercultural e valorização da riqueza da diversidade linguística e cultural existente na Europa.
Deste modo, os alunos participaram em actividades lúdicas na sala de aula, tais como o visionamento de vídeos alusivos ao tema, a aprendizagem de vocábulos pertencentes a diversos idiomas europeus e registo dos mesmos em estrelas de cartão, dispostas em faixas de cores alusivas à bandeira da União Europeia, posteriormente afixadas no átrio deste estabelecimento de ensino. Destaca-se ainda um convívio gastronómico entre os professores da ESEQ, disperso ao longo dos vários intervalos do dia 27, bem como a exposição de objectos alusivos às diversas identidades culturais da Europa.
Para além da colaboração do Clube Europeu, do Departamento de Línguas e de alguns professores de Geografia e de Artes, as atividades desenvolvidas contaram com a participação entusiasta dos discentes de todos os anos de escolaridade. Consequentemente, evidenciou-se um “empoderamento” dos alunos, conscientes da relevância do multilinguismo na otimização da inclusão social, na luta contra a discriminação, no acesso à empregabilidade e no reforço da mobilidade dentro da Europa. Procurou-se essencialmente sensibilizar os jovens para a importância das línguas ao enfrentar os desafios económicos, culturais e sociais do século XXI.