Brincar, educar, ensinar é um factor crucial no desenvolvimento emocional e pessoal da criança. Nesse sentido, a rede de Educação Pré-Escolar no concelho da Póvoa de Varzim, segundo os dados do Município, é constituída por 17 Jardins de Infância da rede pública, 14 da rede solidária e 4 da rede privada, ou seja, um total de 34 Jardins de Infância garantem a educação Pré-Escolar às crianças com idades entre os 3 e os 5 ou 6 anos de idade. Por esta ordem a Educação Pré-Escolar é assegurada pela rede pública em 50%, pela rede solidária em 38% e pela rede privada em 12%.
- Os 17 Jardins de Infância da Rede Pública encontram-se distribuídos pelo concelho da seguinte forma: 1 nas Freguesias de Aver-o-Mar, Aguçadoura, Navais, Beiriz, Terroso, Rates, 2 nas Freguesias da Estela, Balasar, Laúndos e Argivai; 3 na Freguesia da Póvoa de Varzim. Todos estes estabelecimentos de educação Pré-Escolar têm implementado o Serviço de “Atividades de Animação de Apoio à Família – AAAF (Almoço + Alargamento de Horário), o qual é da responsabilidade do Município.
- Na Rede Solidária, o concelho dispõe de 14 Instituições de Solidariedade Social com a valência de Educação Pré-Escolar, 7 das quais distribuídas pelas Freguesias de Aver-o-Mar, Aguçadoura, Navais, Rates, Terroso, Beiriz, e Amorim e as outras 7 sediadas na Freguesia da Póvoa de Varzim.
- Na Rede Particular e Cooperativa, existem 4 instituições que dispõem da valência da Educação Pré-Escolar, todas sediadas na Freguesia da Póvoa de Varzim.
Quando as responsabilidades dos mais pequenos envelhecem outras escolas e agrupamentos estão preparadas para os receber.
A partir de 2003 os estabelecimentos de ensino do 1º CEB e da Educação Pré-Escolar agruparam-se às Escolas EB2,3, tendo sido constituídos 5 Agrupamentos de Escolas, que actualmente têm a seguinte designação: Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, constituído pelos estabelecimentos de Ensino Básico e Educação Pré-Escolar da área de influência das Freguesias de Aver-o-Mar, Aguçadoura, Navais e Estela; Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves, constituído pelos estabelecimentos de Ensino Básico e Educação Pré-Escolar da área de influência da Freguesia da Póvoa de Varzim, Sede de concelho; Agrupamento de Escolas Cego do Maio, constituído pelos estabelecimentos de Ensino Básico e Educação Pré-Escolar da área de influência das Freguesias de Argivai e da Póvoa de Varzim; Agrupamento de Escola Campo Aberto, constituído pelos estabelecimentos de Ensino Básico e Educação Pré-Escolar da área de influência das Freguesias de Beiriz, Terroso e Amorim; Agrupamento de Escolas de Rates, constituído pelos estabelecimentos de Ensino Básico e Educação Pré-Escolar da área de influência das Freguesias de Laúndos, Rates e Balasar. As Escolas Secundárias Rocha Peixoto e Eça de Queirós mantiveram-se como estavam. Há ainda a referir que na Rede particular o Colégio de Amorim assegura também o ensino secundário.
Num universo de mais de 10 mil alunos, as refeições escolares no ano passado totalizaram para todas as escolas um investimento de 1.825000,00 euros e este ano 1.844000,00 euros. Com o crescente do número de alunos a tendência é aumentar.
Investimentos no Parque Escolar do Concelho nos últimos anos:
Em 2020, na Remodelação e Ampliação da EB 2,3 de Aver-o-Mar, o município investiu 2,6 milhões de euros.
Em 2021, na Remodelação e Ampliação da EB 2,3 Flávio Gonçalves foram investidos 4,7 milhões de euros.
Em 2022, foi inaugurado o novo Pavilhão Desportivo da Escola Secundária Eça de Queirós, um investimento de cerca de 2 milhões de euros. No mesmo ano a requalificação da Escola das Machuqueiras custou 1,1 milhões de euros.
Em 2023, o Município investiu na obra de ampliação e requalificação da Escola E.B. 1 da Giesteira, fruto de um investimento autárquico de 2,2 milhões de euros.
Em breve deverá arrancar a Requalificação e Ampliação da Escola dos Sininhos, um investimento de cerca de 1 milhão e 800 mil euros.
A Câmara Municipal apresentou recentemente candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência para a recuperação de três escolas do concelho – E.B. 2/3 Cego do Maio; E.B. 2/3 Campo Aberto em Beiriz e E.B. 2/3 de Rates – um investimento previsto de 24 milhões euros.
Por: José Peixoto