Voz da Póvoa
 
...

Voleibol Sénior do CDP Desiste do Campeonato por Falta de Apoios Financeiros

Voleibol Sénior do CDP Desiste do Campeonato por Falta de Apoios Financeiros

Desporto | 7 Novembro 2020

 

Depois da festa as lágrimas. A equipa sénior de Voleibol do Clube Desportivo da Póvoa que, conseguiu a proeza de subir à 1ª divisão Nacional, depois de uma época atípica, com uma paragem de alguns meses devido à pandemia, desistiu do campeonato.

A direcção liderada por Caldeira Figueiredo anunciou, na sexta-feira, em comunicado, enviado à Federação Portuguesa de Voleibol, as razões da desistência que passam pela incerteza causada pela pandemia e as dificuldades de captação de apoios, a que se junta “a impossibilidade de oferecer à comunidade adepta, a experiência de uma equipa Primo divisionária e consequentemente criar novas rotinas em casa própria de partilha do nível elevado de Voleibol com aos amantes da modalidade na cidade a fidelizar.” Pode ler-se na carta enviada ao presidente da federação.

Caldeira Figueiredo vai mais longe e esclarece que “numa cidade com as características e dimensão da Póvoa de Varzim, vocacionada para o desporto e lazer, uma participação desportiva no mais alto escalão competitivo Nacional, teria que ser um projeto da cidade, com a participação activa e coadjuvante de todas as forças vivas, cenário que no presente contexto não se tornou possível lamentavelmente”.

A desistência da equipa sénior masculina do campeonato principal de Voleibol assumida pela direcção do CDP tem efeitos imediatos “a suspensão definitiva da participação no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Seniores masculinos 2020/21”.

Até à suspensão, a equipa do CDP realizou 9 jogos, entre Setembro e Outubro. Estão ainda por esclarecer os pedidos de demissão, à 6ª jornada, do técnico Edgar Silva e do coordenador Igor Oliveira, que nunca explicaram a saída do clube, mas tudo leva a crer que a resposta pode estar nesta carta tornada pública pela direcção e enviada à federação da modalidade.


Deixamos aqui a carta assinada pelo presidente do CDP, Caldeia Figueiredo.


Exmo. Senhor Presidente, da Federação Portuguesa de Voleibol

O Clube Desportivo da Póvoa, instituição de utilidade pública com 76 anos de atividade ininterrupta, atravessa no momento presente, à semelhança de outras instituições com o mesmo cariz, tempos de grande incerteza e profundas dificuldades em agravamento continuo com o crescente impacto negativo da Pandemia que atualmente assola o País.

Assim, vem por este meio comunicar à Federação Portuguesa de Voleibol, pelos motivos abaixo enunciados:

– Os compromissos financeiros necessários para a prossecução do campeonato da 1ª divisão da equipa Sénior Masculina da Póvoa não se coadunam com a realidade financeira do momento presente do nosso clube inviabilizando qualquer hipótese de cumprimento da despesa implícita à continuidade da competição e colocando em causa toda a atividade formativa do Clube.

– Incerteza no calendário do Campeonato Nacional com alterações de datas e suspensão de jogos tornam os investimentos / orçamento em deslocações para treinos e vencimentos sem rentabilidade impedindo uma previsão assertiva quanto aos custos finais do campeonato;

– Os Jogos e treinos à porta fechada impedem a arrecadação de receita orçamentada, nomeadamente, receitas de bilheteira, receitas de cotização, bar, promoções inseridas no âmbito do jogo, venda de merchandesign acrescida da falta de possibilidade de garantir a visibilidade que os patrocinadores pretendem;

– Regista-se a impossibilidade de capitalização do efeito catalisador da formação por meio da equipa sénior tendo em consideração as restrições para assistência a treinos e jogos;

– Dificuldade de captação de apoios e diminuição de apoios já existentes face a esta mesma falta de visibilidade do Campeonato Nacional nos moldes atuais e conjuntura adversa das instituições e empresas patrocinadoras;

– Impossibilidade de oferecer à comunidade adepta, a experiência de uma equipa Primo divisionária e consequentemente criar novas rotinas em casa própria de partilha do nível elevado de Voleibol com aos amantes da modalidade na cidade a fidelizar.

Numa cidade com as características e dimensão da Póvoa de Varzim, vocacionada para o desporto e lazer, uma participação desportiva no mais alto escalão competitivo Nacional, teria que ser um projeto da cidade, com a participação ativa e coadjuvante de todas as forças vivas, cenário que no presente contexto não se tornou possível lamentavelmente.

Queremos registar que previamente a esta dificílima decisão foram encetados grandes esforços por parte do clube, da secção de voleibol, jogadores e patrocinadores para encontramos soluções de continuidade que se revelaram improcedentes. Assim, mediante o cenário supracitado, o Clube Desportivo da Póvoa formaliza por este meio e com efeitos Imediatos a suspensão definitiva da participação no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Seniores masculinos 2020/21.

Por fim, a Direção do Clube Desportiva a Póvoa vem igualmente solicitar a Vossa Excelência, a oportunidade de apresentar, com a profundidade que este assunto merece, a gravidade dos motivos que sustentam tal decisão numa reunião em data a agendar por Vexa.

Póvoa de Varzim, 6 de Novembro de 2020,
Pela Direção

partilhar Facebook
569/CDP_-_Voleibol.jpg
569/Voleibol_CDPo.jpg
Banner Publicitário