Mesmo sem uma trégua de chuva na manhã de domingo, o ex-ciclista profissional Tiago Machado (OTZ Bike) e Virgínia Miranda (Saertex) impuseram-se na emblemática Maratona de BTT da Póvoa de Varzim, este ano, que teve como palco o extenso Parque da Cidade.
Num terreno pesado e a merecer atenções redobradas devido à chuva dos últimos dias, o famalicense, Tiago Machado, destacou-se entre um trio de luxo, concluindo os 66 km em 2h43m53s. Os restantes lugares do pódio foram ocupados por dois atletas da 'casa'. Mário Costa (Swift Bicycles) e Filipe Ramos (Guilhabreu MTB Team) gastaram mais sete minutos que o vencedor, mas, no tira-teimas, o primeiro ganhou 2s ao ex-campeão nacional, europeu e mundial de maratonas (35-39 anos).
Ainda na distância “rainha”, no escalão feminino, a vitória coube a Virgínia Miranda, com a marca de 4h09m30s. Já na meia-maratona foi Joana Monteiro (Swift Bicycles) quem levou a melhor. Percorreu os 46 km em 2h14m40s. Em masculinos, Nuno Torres (Secai/Gaiabike) e Tiago Vale (Gi-Group/Simoldes) deixaram para os metros finais a discussão pela vitória. Ao fim de 1h49m de corrida, o sprint deu o triunfo a Nuno Torres por centésimos de segundo. Ruben Nunes (Biciadus) chegou meio minuto depois para fechar o pódio da meia-maratona.
A organização foi da responsabilidade da Bikeservice com o apoio da Câmara Municipal. Entre os cerca de 800 participantes na corrida estiveram três rostos bem conhecidos, embora noutras andanças. Os humoristas Pedro Alves, o Zeca Estacionâncio e o canoísta olímpico João Ribeiro, que alinharam na 8.ª edição da Maratona de BTT da Póvoa.
Créditos das fotos: ©Bikeservice