O mar da Póvoa de Varzim recebeu pela primeira vez nos dias 6, 7 e 8 de Setembro, a Taça de Portugal de Escolas de Vela. A organização foi da Federação Portuguesa de Vela e do Clube Naval Povoense com apoio da Marina da Póvoa e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
A prova contou com a presença das classes Optimist e Laser Pico que inscreveram 44 atletas e 6 embarcações respectivamente. A meteorologia, não tendo sido perfeita, permitiu a realização de três regatas das seis previstas. Fruto do bom senso e da postura competente da Comissão de Regatas, chefiada pelo oficial José Teixeira, que teve de gerir durante três dias um campo de regata muito difícil, com ventos inconstantes em direcção e intensidade, conseguiu-se levar a bom termo este campeonato.
No único dia em que não foi possível fazer regatas, o segundo, que foi acrescido de uma experiência de nevoeiro cerrado, acabou por ser aproveitado para convívio entre todos os participantes.
Na classe Optimist a grande vencedora foi a equipa do Clube Naval de Cascais, constituída pelos velejadores, Arina Tsyshkova, Francisco Barreto e Bennett Dibble.
Individualmente, os três primeiros classificados foram:
1.º - Santiago Matallana do Clube Naval de Portimão
2.º - Fryderyk Bezeg do Iate Clube de Santa Cruz
3.º - Bennett Dibble do Clube Naval de Cascais
Houve também prémio para os velejadores mais jovens:
Feminino - Indraja Remeykyté do Clube Naval Povoense
Masculino - Tomás Fonte do Clube de Vela da Costa Nova
Na classe Laser Pico, Júlia Moreno, do Grupo Naval de Olhão, foi a primeira classificada. Em segundo ficou Nuno Trinchante de Oeiras Sailing – Clube Desportivo de Paço de Arcos. O terceiro foi Fernando Gustiuc, do Clube Náutico de Almada.
Os responsáveis do Clube Naval pela organização do evento agradecem “a presença de todos os participantes. Endereçamos os nossos agradecimentos ao Luís Rocha, director técnico nacional da Federação Portuguesa de Vela pela sua sempre agradável presença e apoio. O nosso obrigado também a todos os que colaboraram na organização deste evento. Um abraço agradecido ao Helder Caixinha pelas fotografias maravilhosas”.