O ciclista natural de Aguçadoura, Rui Costa, conseguiu este Domingo o primeiro triunfo na Volta a Espanha, ao vencer a 15.ª etapa, tornando-se no oitavo ciclista português a conseguir tal feito.
Aos 36 anos, o corredor da Intermarché-Circus-Wanty percorreu os 158,3 quilómetros entre Pamplona e Lekunberri em 3 horas, 30 minutos e 56 segundos, batendo ao sprint o alemão Lennard Kämna (BORA hansgrohe) e o colombiano Santiago Buitrago (Bahrain-Victorious), que foi terceiro.
Entre tentativas frustradas, uma delas resultou numa fuga de 15 ciclistas, nos quais se incluíam Rui Costa, Buitrago, Kämna e Andreas Kron. Quando faltavam seis quilómetros para concluir a etapa, Rui Costa e Buitrago descolaram do grupo, mas pouco depois tiveram que contar com a companhia do alemão Kämna.
Os favoritos a vencer a Volta concluíram a tirada, a 2,52 segundos do português, que em 2013 causou surpresa ao sagrar-se campeão do mundo de fundo.
O norte-americano Sepp Kuss (Jumbo-Visma) mantém a camisola vermelha, símbolo da liderança na Vuelta, com 01.37 minutos de vantagem sobre Roglic e 01.44 sobre o dinamarquês Jonas Vingegaard, ambos companheiros de equipa.
Rui Costa segue na 44.ª posição, a 01:27.48 horas do líder Kuss. O melhor português em prova continua a ser João Almeida (UAE Emirates), que chegou integrado no pelotão, mantém o 10.º lugar da geral. Nelson Oliveira (Movistar) segue em 48.º lugar; André Carvalho (Cofidis) em 141.º e Rui Oliveira (UAE Emirates) em 154.º.
Foto:SAPO