O vilacondense José Ramalho e o limiano Fernando Pimenta sagraram-se no domingo tetracampeões do Mundo de maratonas, em K2. A prova decorreu em Gyor, na Hungria onde se realizaram entre os dias 4 e 7 de Setembro os Mundiais de Maratonas.
A dupla lusa, que já tinha conquistado este ano o título de campeã da Europa, completou os 29,2 quilómetros do traçado no rio em 01:54.00,62s, superando os dinamarqueses Mads Pedersen e Philip Knudsen, por 1,27 segundos, e os húngaros Adrian Boros e Tamas Erdelyi, por 3,23.
No mesmo dia, Rui Lacerda e Ricardo Coelho em C2, se sagraram campeões do mundo ao completarem os 21,8 quilómetros em 1h35m45,63s, em segundo ficaram os espanhóis Jaime Duro e Manuel Garrido com 1h36m34,96s, e com o bronze ficaram os polacos Mateusz Zuchora e Mateusz Borgel com o tempo de 1h37m32,65s.
Com estes resultados, Portugal termina os Mundiais de maratonas da Hungria com três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, que justificam o 4º lugar da geral em Gyor.
Recordamos que Fernando Pimenta já tinha conquistado o ouro na prova curta de K1, e nesta mesma prova José Ramalho assegurou o bronze.
O Júnior Leonardo Barbosa voltou a mostrar um futuro promissor ao conquistar a medalha de prata em C1, depois de se ter sagrado campeão da Europa, no mês de Junho em Ponte de Lima.
Fotos: FPC