Voz da Póvoa
 
...

Póvoa Futebol Clube

Póvoa Futebol Clube

Desporto | 14 Setembro 2019

Escola de Formação Optimiza o Talento dos Craques de Palmo e Meio

O Póvoa Futebol Clube foi fundado em Julho de 2017. É um clube de formação de futebol com competição federada, nomeadamente no Campeonato Distrital da Associação de Futebol do Porto e na Liga Carlos Alberto, competição que conquistou logo no primeiro ano de actividade, no escalão Sub11, o que atesta o trabalho realizado na optimização do talento dos seus alunos/atletas.

Assente em valores e atento ao desenvolvimento da criança, o Póvoa Futebol Clube encontra-se em processo de certificação como Entidade Formadora da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Actualmente, conta com cerca de 70 atletas, distribuídos por cinco escalões: Sub7, Sub9, Sub10/11, Sub12 e Sub13. Os treinos são distribuídos pelos campos do Argivai (às segundas, terças, sextas e sábados), do Amorim (às segundas e sextas) e do Beiriz (às segundas e quartas).

“Pretendemos ser um clube de referência na área da formação. Para esse desiderato, procuramos ter os melhores treinadores, proporcionar a melhor formação e as melhores condições de treino aos nossos atletas. Temos paixão pelo que fazemos. Sabemos valorizar o talento dos nossos atletas. Abraçamos este projecto com a motivação do primeiro dia e confiamos uns nos outros para trabalharmos em equipa”, sustentou Custódio Fonseca, presidente da direcção.

O Póvoa Futebol Clube tem como missão: Promover o interesse dos jovens para a prática do futebol, independentemente das suas capacidades e sexo; Criar hábitos de ocupação dos tempos livres, através do futebol, como complemento das actividades escolares, promovendo o bem-estar, a saúde, o cumprimento de regras e a sua integração social; Possibilitar o ensino do futebol, por técnicos qualificados, através de um programa próprio, por etapas e por níveis de complexidade crescente; Permitir aos jovens com maior apetência para o futebol acederem a patamares de rendimento superior.

Custódio Fonseca acrescentou: “No Póvoa Futebol Clube acreditámos na evolução global, primeiro da criança e depois do jogador. Para nós, o jogo e o ensino do mesmo são a ferramenta mais útil para a progressão que pretendemos e, por isso, é do jogo e para o jogo que nasce e evolui o nosso método de ensino”.

O Póvoa Futebol Clube nasceu em Julho de 2017, após o encerramento da Academia Sporting da Póvoa de Varzim. Custódio Fonseca recordou à nossa reportagem: “Os miúdos estavam na eminência de ficar sem treinar e os pais desafiaram a criar um clube federado para dar continuidade ao trabalho que estava a ser desenvolvido. Foi assim que surgiu este projecto, cujo grande suporte são os pais dos nossos atletas. O balanço destes dois anos de actividade é francamente positivo, mas não escondo que vivemos à custa da boa vontade dos pais e do nosso trabalho em criar uma estrutura forte e coesa. Temos algumas empresas amigas que nos ajudam, como é o caso da RCM, Proteu, Construções Corte Reto, Proteu, Grande Colégio, Granilapa, Graminho, Fisacar, Beatriz Imobiliária, Filibranca, Miguel Cabeleireiro, sem esquecer o imprescindível apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai”.

A maior dificuldade que o jovem clube poveiro enfrenta prende-se com a falta de espaços para ministrar os treinos às cerca de 70 crianças que compõem as suas fileiras, nos mais diversos escalões: “Não podemos crescer se não tivermos mais espaços para treinar. A qualidade de treino é fundamental e nunca iremos hipotecar a qualidade do nosso trabalho para ter mais atletas. Isso seria prestar um mau serviço a quem veste esta camisola. O nosso objectivo é formar atletas e contribuir também para a sua formação cívica, proporcionando competição com outras equipas. E apraz-me registar que temos atletas com muito valor e talento. Inclusive, duas crianças das nossas fileiras já ingressaram no FC Porto e no Rio Ave”.
    
Custódio Fonseca deixou ainda uma palavra de apreço aos pais: “São muito dedicados, aos filhos e ao clube. Só com o apoio deles é possível levar a cabo este projecto. São eles que deslocam os miúdos para os treinos e para os jogos. Estão sempre disponíveis para ajudar”.

A formação do Póvoa Futebol Clube é constituída por cinco escalões, dos Sub7 aos Sub13, e a estrutura integra cinco treinadores e cinco treinadores-adjuntos. Gabriel Barroso é vice-presidente do clube e o responsável por toda a parte desportiva. “O que nos distingue é o empenho em proporcionar as melhores condições aos nossos atletas, tanto ao nível dos espaços de treino, como de material e de formadores de excelência para o ensino do futebol. Os resultados desportivos têm acompanhado esse esforço e dedicação. Não sendo o mais importante, obviamente motiva e reflecte muito do trabalho que é desenvolvido com os atletas”.

E concluiu: “Fazer a gestão dos espaços disponíveis é a parte mais complicada do nosso trabalho. Este projecto reúne todas as condições para crescer, mas estamos sempre dependentes das limitações que existem. Os pais são inexcedíveis e fazem um grande esforço para levar os miúdos sempre que é necessário. Sentem que os filhos aprendem, que gostam, e que é uma mais-valia estarem no Póvoa Futebol Clube”.

 

partilhar Facebook
39/Custódio_Fonseca_e_Gabriel_Barroso.jpg
39/equipa.jpg
39/miudos.jpg
Banner Publicitário