
Francisco Trabulo Carvalho tem 15 anos e foi um dos eleitos por Hugo Azevedo para representar a selecção nacional de hóquei em patins, em sub 17, no Campeonato Europeu, que se realiza em Braga, entre 20 e 25 de Julho, e onde se juntam as principais federações do continente.
Conhecido em campo e fora dele como “Trabulo”, é natural da Póvoa do Varzim, onde começou a jogar com apenas três anos, com a camisola do Clube Desportivo da Póvoa. A estudar no Porto, no colégio Júlio Dinis, actualmente, o atleta representa o FC Porto, equipa com a qual conquistou os títulos de Campeão Distrital, nos escalões de sub 15 e sub 17, tendo sido ainda campeão nacional em sub 15. Também ganhou o Campeonato Inter-Regiões, da Federação de Hóquei do Porto.
A oportunidade de representar as cores da selecção trouxe ao jovem hoquista um sentimento de “orgulho”, mas também “um privilégio e a recompensa por todo o trabalho desenvolvido durante o ano, que foi muito competitivo”.
Das Praias da Póvoa para a Elite do Hóquei
O jovem poveiro reflete ainda a alma da sua terra natal, porque quando não está em campo, é na praia que recarrega baterias, aproveitando, sempre que pode, o mar da Póvoa de Varzim. Hoje, e com uma paixão por todas as vertentes do desporto, concilia a alta competição com as exigências académicas.
Passar a promessa de internacional português representa ainda uma responsabilidade gigante, mas é certo que a ambição do jovem craque das pistas promete guiar Portugal rumo ao topo da Europa.
Fotos: André Castro