O Clube Naval Povoense voltou a marcar presença no mais alto nível da vela internacional, desta vez através do seu atleta Paulo Gomes, que representou o clube e Portugal no Campeonato Europeu de IOM 2025, realizado entre 4 e 11 de Abril, em Rogoznica, na Croácia.
Num campeonato que reuniu 98 dos melhores velejadores do mundo, oriundos de mais de 20 países, Paulo Gomes demonstrou garra, resistência e competência técnica, alcançando um excelente 3.º lugar na frota de bronze e o 43.º lugar da classificação geral. Este resultado ganha especial destaque tendo em conta as condições extremamente difíceis do campo de regatas, com ventos médios a fortes e muito instáveis, que colocaram à prova até os atletas mais experientes.
Foi a edição mais participada de sempre deste europeu, adotando pela primeira vez o sistema SHRS (Simple Heat Racing System), que permitiu alargar o número de participantes para 100. A prova contou com 12 regatas de qualificação e 6 finais.
Apesar das adversidades, Paulo Gomes esteve à altura do desafio e elevou o nome do Clube Naval Povoense numa competição com nível de mundial. O CNP orgulha-se da sua prestação e da visibilidade que esta conquista representa para a vela nacional.
Na frota principal, o croata Robert Matulija sagrou-se campeão europeu com 48 pontos, seguido por Springer Jan (Polónia) com 51 pontos e Robert Walsh (Grã-Bretanha) com 51,1 pontos.
Foto: CNP