Voz da Póvoa
 
...

Jantar de Homenagem a Antero Cadilhe e Jorge Garcia

Jantar de Homenagem a Antero Cadilhe e Jorge Garcia

Desporto | 31 Outubro 2019

Antigos Atletas de Andebol do Desportivo Recordam Meio Século de Estórias

Recordar é viver. Que o digam os antigos atletas de andebol do Clube Desportivo da Póvoa que, desde 1969, ajudaram a escrever páginas douradas da modalidade. À mesa, foram recordadas e partilhadas estórias com 50 anos, mas o momento mais marcante da noite foram as homenagens ao técnico Antero Cadilhe e ao seccionista Jorge Garcia, que desempenharam um papel preponderante, reconhecido por todos, na promoção e desenvolvimento do andebol na Póvoa de Varzim.

   O ‘Antero do Andebol’, como ficou conhecido, foi o ‘pai’ da modalidade na Póvoa de Varzim, em meados da década de 50 do século passado. Antero Cadilhe tem 81 anos de idade e recorda como tudo começou: “Tinha uns 15 anos e havia um jogador internacional do FC Porto, o Manuel Serafim, que vinha à Póvoa com muita frequência. Como ele frequentava o Desportivo da Póvoa, arranjamos um carpinteiro para fazer umas balizas e ele começou a ensinar a malta a jogar andebol. Desse grupo, formou-se a primeira equipa, em 1954”.

E prosseguiu: “Como estudava no Porto, na Secundária Infante D. Henrique, fui jogar andebol para o Sport Club do Porto. Ainda fui convidado, pelo próprio Manuel Serafim, para o FC Porto, mas os treinos eram às sete da manhã e não conseguia conciliar com os estudos. Então, continuei no Sport Club do Porto, onde joguei dois anos nos juniores e depois nos seniores. Uns anos mais tarde integrei o primeiro curso de monitor de andebol e fui selecionado para ir a Lisboa fazer o curso de treinador. Quando regressei à Póvoa, formei a primeira equipa de juvenis do Desportivo. Muitos dos que aqui estão fizeram parte desse grupo, que subiu a sénior em 1969”. Aliás, este ano foi marcante para o Desportivo da Póvoa porque em 14 de Dezembro deu-se a inauguração do pavilhão, integrado nas comemorações dos 25 anos do clube.

Depois do Desportivo da Póvoa, onde esteve vários anos, Antero Cadilhe prosseguiu a carreira de treinador no Sporting de Braga, Vitória de Guimarães e ABC. “Em 1991/92 fui convidado para vice-presidente do Desportivo, para tentar salvar o andebol, mas havia muitos vícios instalados e a secção funcionava anarquicamente. Facilmente se antevia que assim não ia ter futuro. Ainda tentei, na parte final, salvar a modalidade, mas fui boicotado e o desfecho é o que todos conhecemos”.

partilhar Facebook
130/Antigos-atletas-de-andebol-do-Desportivo-da-Póvoa.jpg
130/Jorge-Garcia-e-Antero-Cadilhe.jpg
Banner Publicitário