O Grupo Cultural e Recreativo Aguçadourense brilha nas provas de Triatlo e prepara participação no IronMan 70.3 em Cascais.
O Grupo Cultural e Recreativo Aguçadourense iniciou recentemente a sua participação em provas de triatlo. É uma nova modalidade que a associação está a promover e que tem feito os atletas do GCRA percorrer o país e trazer para Aguçadoura excelentes resultados.
Na prova de Triatlo de Peniche, a 1 de junho de 2024, Micaela Dourado fez a sua estreia na Prova Aberta da distância Super Sprint (300m de natação, 8km de ciclismo e 2,5km de corrida). Numa competição com 12 atletas femininas, Micaela alcançou um impressionante 2.º lugar na geral.
Seguiu-se o Triatlo de Vila do Conde, a 8 de junho de 2024, onde Micaela Dourado se estreou na distância Sprint (750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida). Esta prova foi disputada entre 9 atletas com mais de 18 anos, Micaela obteve 1.º lugar na sua categoria e um 3.º lugar na classificação geral feminina.
O Triatlo das Andorinhas, a 30 de junho de 2024, marcou a estreia de novos atletas do GCRA. Irlan Senne, Ricardo Amorim e Nuno Carvalhais participaram na prova em formato de estafeta tripla na distância Sprint, conseguindo um magnífico 3.º lugar, num percurso especialmente desafiante devido às suas inclinações acentuadas. Micaela Dourado voltou a representar o GCRA, alcançando o 1.º lugar no escalão 20-24 anos e o 12.º lugar na geral feminina, entre 26 atletas.
Mais recentemente, no Triatlo de São Martinho do Porto, a 22 de setembro de 2024, a equipa masculina de estafeta composta por Ricardo Amorim (natação e ciclismo) e Nuno Carvalhais (corrida) terminou a prova na distância Sprint em 11.º lugar entre 22 equipas. Micaela Dourado também competiu a solo, conseguindo um novo recorde pessoal na distância Sprint e conquistando o 2.º lugar no escalão 20-24 anos e o 11.º lugar na geral feminina de um total de 25 atletas. De salientar ainda que Micaela Dourado no dia anterior também em S. Martinho do Porto tinha participado numa prova de natação em águas livres de 2000 m, alcançando o 2º lugar do pódio.
Com estes resultados promissores, o GCRA prepara agora a sua participação na prestigiada prova IronMan 70.3 em Cascais, a 19 de outubro de 2024. A equipa de estafeta mista será composta por Micaela Dourado (1.9km de natação), Manuel Pereira (90km de ciclismo) e Nuno Carvalhais (21.1km de corrida), numa competição que promete ser mais um marco importante na ascensão do triatlo no seio do Grupo.