Voz da Póvoa
 
...

Futebol Popular é no Inter-Freguesias da Póvoa de Varzim

Futebol Popular é no Inter-Freguesias da Póvoa de Varzim

Desporto | 9 Março 2024

 

Quatro décadas de futebol popular, só no Inter-freguesias da Póvoa de Varzim. Com muitos motivos para celebrar, a Associação de Futebol Popular da Póvoa de Varzim (AFPPV) juntou à mesa de um jantar-convívio, no dia 2 de Março, os actuais dirigentes, o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, o Vice-Presidente e Vereador do Desporto, Luís Diamantino, Presidente da Associação de Futebol do Porto, José Neves, e o Presidente da Câmara à época da sua fundação, Manuel Vaz, assim como muitos amigos e dirigentes de associações desportivas das freguesias.

No seu discurso, António Pereira, Presidente da AFPPV, recuou no tempo para lembrar aos presentes como foi dado o pontapé de saída do Inter-freguesias, em 1983/84, uma iniciativa da Câmara Municipal que incluiu 12 equipas em representação de cada uma das freguesias do concelho. A convite do presidente da Câmara de então, Manuel Vaz, assumiu a organização do campeonato, na época de 1984/85, responsabilidade que ainda, hoje, ocupa conjuntamente com outros dirigentes.

O desenvolvimento da modalidade e do Inter-freguesias envolve, 40 anos depois, seis escalões: seniores, juvenis, infantis, escolinhas, benjamins e feminino, e 2.800 elementos inscritos. Durante nove meses, disputam os campeonatos, Supertaça, Taça da Liga e Taça da Póvoa.

Por sua vez, Aires Pereira lembrou que este “seria o 41.º aniversário se a pandemia não tivesse impedido de promover o de 2020/21”. E agradeceu “a quem, há 41 anos, o pôs de pé, e a todos quantos, desde então, o têm feito singrar e a afirmar-se como a grande referência do Futebol Popular na região e no país!”.

A Comissão Promotora fundadora era constituída por 7 membros – António Pereira, Adelino Marinheiro, Benjamim Morim, Jorge Silva, António Serrano, Sá Moreira e Domingos Laúndos – os dois últimos “infelizmente, já não estão entre nós, mas estão connosco os outros cinco, a quem reconhecidamente agradeço a imensa dedicação à causa do futebol popular”, disse o Edil, assim como as condições para a prática do futebol foram melhorando gradualmente. Actualmente, todas as freguesias têm campo de futebol relvado.

Aires Pereira para além dos elogios e da revelação de que irá reconhecer a AFFPV no dia da cidade, 16 de Junho, deixou também recados, ao avisar que as associações desportivas do concelho, mesmo federadas, terão a obrigação de estar inscritas no Inter-freguesias para receberem apoio financeiro da Câmara Municipal.

Fotos: Rui Sousa

partilhar Facebook
Banner Publicitário