Voz da Póvoa
 
...

Filipa Carneiro é Vice-Campeã de Dressage

Filipa Carneiro é Vice-Campeã de Dressage

Desporto | 15 Novembro 2021

A cavaleira poveira Filipa Carneiro sagrou-se Vice-Campeã na Final da Taça de Portugal de Dressage, em dois níveis, com dois cavalos da sua quadra de Raça Lusitana. A prova foi disputada na icónica Feira Nacional do Cavalo, na Golegã.
 
Licor foi a sua montada no nível Médio e Jandaia no nível Avançado, ambos com uma prestação excelente, que deixou a cavaleira Filipa Carneiro realizada na sua intenção em relação ao desfecho desta época desportiva, após um ano a contornar os obstáculos da pandemia.

Numa entrevista ao nosso jornal, depois de ter vencido em 2019, com o seu cavalo lusitano ‘Embaixador’ o Grande Prémio da Taça de Portugal de Dressage, Filipa Carneiro, na altura com 28 anos, revelou que “toda e qualquer actividade equestre é mais tecnicamente correcta e esteticamente apelativa quanto maior for a harmonia entre cavalo e cavaleiro. O Dressage é uma disciplina presente nos Jogos Olímpicos e muito rigorosa. Enquanto nos obstáculos o cavalo tem de saltar sem derrubar as varas, no Dressage importa auxiliar o cavalo a desenvolver a capacidade de executar todos os seus movimentos naturais, tornando-o num animal flexível, calmo e atento ao cavaleiro. São pontuáveis vários parâmetros, como o desenho das figuras, a rectitude do cavalo, a impulsão, a posição do cavaleiro enquanto hipista, e a submissão do cavalo perante as ajudas do cavaleiro. Ou seja, quanto maior for a simbiose entre cavalo e cavaleiro, maior é a pontuação”.

Fotos: por Rui Pedro Godinho

 

partilhar Facebook
1098/IMG_7153.jpg
1098/IMG_7143.jpg
1098/IMG_7165.jpg
Banner Publicitário