Voz da Póvoa
 
...

Escola de Verão do CNP a Velejar no Mar e na Vida

Escola de Verão do CNP a Velejar no Mar e na Vida

Desporto | 3 Agosto 2021

Terminou no passado dia 31 a Escola de Verão do Clube Naval Povoense que, sob o lema “Andar à vela é fixe” deu a oportunidade de aprender a velejar a várias crianças da região.

O mar apresenta-se em perspectiva diferentes a quem o vê apenas da praia ou como meio de subsistência familiar, muito ligado localmente às tragédias.
 
A “Escola de Verão” do CNP permitiu “ trabalhar a evolução das capacidades físicas, motoras, cognitivas e sociais dos praticantes através da prática de Vela como desporto de excelência em oportunidades de aprendizagem, tomada de decisão, autonomia e gestão de risco.

Proporcionar momentos únicos de Aprendizagem para a Vida, em ambiente de Contacto com a Natureza e seus elementos, desenvolvendo a capacidade Organização Espacial.

Proporcionar a descoberta das ciências náuticas de forma lúdico-experimental - momentos de descoberta e divertimento da história náutica como fonte de sabedoria e cultura.

Promover a colaboração e o Trabalho de Equipa: desenvolver noções de Solidariedade, Responsabilidade social e o sentido de entreajuda, na água e em terra.”

Foram 30 dias de uma viagem única cheia de diversão, competências desenvolvidas e aprendizagens para a vida e competências desenvolvidas.

“Aprendemos o que são e como se fazem, nós, regras básicas de prioridade no mar, aparelhar o barco, manutenção do material, andar à vela, manobras como virar de bordo, cambar, orçar e arribar, manobras de endireitar o barco quando este se vira “ diz-nos a Maria que com 8 anos descobriu no mar e na vela a nova paixão e venceu “ todos os medos que tinha no primeiro dia”.

O Clube Naval Povoense permitiu assim que dezenas de crianças pudessem - depois de um ano atípico e marcado pela pandemia - aprender em segurança e ao ar livre lições de vela no verão que são uma escola para a vida toda.

partilhar Facebook
699/escola_de_verao2.jpeg
699/escola_de_verao.jpeg
Banner Publicitário