Voz da Póvoa
 
...

Encontro Erasmus na Escola Básica Cego do Maio

Encontro Erasmus na Escola Básica Cego do Maio

Desporto | 27 Abril 2022

Entre 18 e 22 de abril, decorreu no Agrupamento de Escolas Cego do Maio (AECM) a 3.ª mobilidade do projecto Erasmus “Bon Appetit, Europe” –  Short Term Exchange of Pupils, com a participação de cerca de 65 participantes portugueses envolvidos directamente nas actividades e no acolhimento em família dos 20 alunos e 9 professores provenientes de Espanha, República Checa e Croácia.

O programa consistiu em momentos muito especiais, não só didáticos, mas também culturais e sociais de trocas de experiências e partilhas. Ao longo da semana, todas as actividades procuraram ir ao encontro dos objectivos do projecto, incluindo momentos de educação não formal, metodologias activas, cenários de aprendizagem em contexto real, trabalho de equipa com recurso a ferramentas digitais, contemplando conteúdos temáticos inerentes ao projecto, como a transformação de espaços, nomeadamente dos mercados, a herança cultural e a alimentação saudável e sustentável.

A semana teve início com um piquenique no Parque da Cidade, organizado pelas famílias de acolhimento para celebrar o “Dia do Anjo”. Neste espaço, para além da partilha de vários pratos típicos da Páscoa Portuguesa, pode provar-se a tradicional ”Sopa da Pedra”, de modo a que os parceiros experimentassem o prato que está na origem da história contada pelos nossos alunos na mobilidade recentemente realizada na República Checa. Neste dia, ainda foram realizados jogos tradicionais, como a corrida de sacos e o jogo da corda e todos os parceiros cantaram músicas tradicionais dos seus países. Este momento de confraternização permitiu logo no início do programa criar laços entre as diferentes famílias, alunos e os professores.

Durante os restantes dias da semana, para além dos trabalhos inerentes ao Projeto e realizados pelos alunos em equipas transnacionais - e-books com o registo das experiências neste encontro usando como técnica de escrita o Journaling (registo de sensações, emoções e pensamentos), os alunos e professores tiveram a oportunidade de visitar o Mercado Municipal da Póvoa de Varzim, onde participaram na iniciativa “Cozinha ao Vivo”, durante a qual o chef Luís Santos ensinou os presentes a confecionar pratos tradicionalmente poveiros, como é o caso do arroz de sardinha. À demonstração, que contou com a participação dos alunos do curso de Cozinha e Pastelaria da Proandi, seguiu-se uma degustação na qual esteve presente a Vereadora do Ambiente, Sílvia Costa. Depois desta experiência gastronómica, o grupo foi recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, altura em que receberam brindes promocionais do Município para poderem levar como recordação, na viagem de regresso aos respetivos países de origem.

Participaram ainda em sessões na sala de Mindfulness da escola, orientadas pelos alunos portugueses – Mindful eating – comer de modo mais consciente; visitaram a cidade do Porto e viveram um dia com o apoio do projecto “Escola no Mar”: canoagem, visita à Nau e à Alfândega Régia e, no Clube Naval da Póvoa de Varzim, experienciaram o Mar nos barcos à Vela e no Barco Solar.

Participaram, com a colaboração do Eco-clube, na plantação de alfaces na estufa da escola, falando-se de alimentação sustentável como forma de celebrar o Dia da Terra, 22 de abril.

A equipa Erasmus+ deste projecto - coordenadora Ana Ribeiro, professor bibliotecário, Delfim Fernandes e o Diretor do AECM, Arlindo Ferreira – e os alunos e famílias participantes sentem-se muito felizes por terem proporcionado e vivido uma semana repleta de boas experiências, novas amizades e muitas histórias para contar, acreditando que estes momentos, principalmente na conjectura actual, fazem renascer a esperança na união entre os povos europeus.” Mais uma vez se comprova que os projetos Erasmus proporcionam experiências inolvidáveis e contribuem indiscutivelmente para a formação de cidadãos mais completos, tolerantes, inclusivos e respeitadores das diferenças.

A próxima e última mobilidade será na Croácia e está prevista para junho de 2022.

partilhar Facebook
Banner Publicitário