Depois de vencer em 2003 e 2016, Portugal voltou no domingo, 1 de Junho, a erguer o troféu de campeão da Europa de sub-17, ao vencer na final a França por 3-0, em Tirana, na Albânia.
Recordamos que na meia-final, Portugal afastou a Itália nas grandes penalidades, depois de um empate a duas bolas no tempo regulamentar.
Este é o terceiro título de campeão europeu de sub-17. Recordamos que até 2002, sob a designação de Europeu sub-16, Portugal tinha conquistado os títulos europeus em 1989, 1995, 1996 e 2000.
O timoneiro da conquista chama-se Bino Maçães, natural de Aver-o-Mar, e que começou precisamente a dar os primeiros passos no Averomar F.C. O seu futebol não passou despercebido, e passou a vestir a camisola do Varzim onde chegou à selecção de sub-16 tendo-se sagrado campeão europeu em 1989 ao lado de jogadores como Luís Figo, Emílio Peixe e Abel Xavier, treinados por Carlos Queirós. Mais tarde, foi chamado à selecção A, somando três internacionalizações.
Bino Maçães durante a sua carreira vestiu a camisola do FC Porto, Sporting, Rio Ave, Salgueiros, Belenenses, Marítimo, Tenerife (Espanha), e Moreirense. Por 4 vezes foi campeão nacional e vencedor de duas Supertaças Cândido de Oliveira.
Foto: Direitos Reservados