Terminou no dia 15 de Abril a 1.ª Prova de Apuramento Nacional da classe Optimist que decorreu em Portimão, uma organização da Federação Portuguesa de Vela e do Clube naval de Portimão. A prova decorreu preponderantemente sob condições meteorológicas muito difíceis com os ventos a percorrerem quase a totalidade dos quadrantes sendo que o terceiro dia foi o mais duro com a intensidade do vento a atingir os 25 nós.
Os velejadores do CNP acusaram de alguma forma a dureza da prova ficando um pouco aquém dos resultados almejados. Ao fim das seis regatas realizadas, apenas dois velejadores ficaram dentro dos oitenta que garantem o apuramento.
As classificações dos atletas poveiros foram as seguintes:
- Afonso Figueiredo - 57.º
- Tomás Silva - 67.º
- Rodrigo Gomes - 82.º
- Tiago Campos - 84.º
- Miguel Teixeira - 93.º
- Bernardo Azevedo 104.º
Haverá hipótese de repescagem, em caso de desistência, para os velejadores não apurados.
A 2.ª PAN acontecerá entre 1 e 4 de Maio, na Marina de Oeiras, organizada pela Federação Portuguesa de Vela e pelo Clube Desportivo Paço de Arcos. Os velejadores apurados estão entusiasmados com o que advirá da sua participação.
Noutro âmbito, uma equipa da classe Melges 15 do Naval povoense deslocou-se a Cascais para participar na 3rd Melges 15 Winter series. Numa embarcação recém-adquirida, ainda pouco conhecida para os dois tripulantes, a prova serviu para familiarização de ambos os atletas, Susana Carrasquinho e Rui Cunha, com a parte técnica e de convívio com as demais tripulações.
Para a atleta Susana, “Não tem sido fácil, mas temos aprendido muito sobre o barco e sobre o que fazer! Aprendemos mais hoje do que em muitos treinos!”.
Especialmente nos dois últimos dias as regatas decorreram sob ventos muito fortes que condicionaram as performances de todas as tripulações.
A novel equipa poveira classificou-se em 12.º lugar.
Os vencedores foram Artem Basalkin e Maxim Chekurov do Clube Naval de Cascais. Em segundo ficaram os americanos do Corinthian Yacht Club, Keiran Searle e Declan Macgrenahan. O pódio ficou fechado com Diogo Pereira e Tomás Barreto também do CNC.
Fotos: CNP