O Clube Naval Povoense esteve presente nos campeonatos nacionais masters que se realizaram em S. João da Madeira nos dias 6 a 8 de julho, com os nadadores Rosa Serra e Ricardo Zamith, competição que contou com a participação de 800 nadadores nacionais e estrangeiros.
Ricardo Zamith sagrou-se bicampeão nacional com um feito extraordinário ao conquistar 4 inéditos pódios.
O título de bicampeão nacional nos 50 metros livres e nos 100 metros livres, foi ainda coroado com dois títulos de vice-campeão nacional ao conquistar a prata nos 200 metros livres e nos 50 metros bruços.
No rescaldo da vitória o atleta do Naval não escondia a emoção, o orgulho e os objetivos futuros: “Em primeiro lugar, não podia deixar de agradecer ao CNP, o meu clube, por continuar a apostar na classe Master e permitir que os atletas, depois de terminarem a sua carreira competitiva, possam, anos mais tarde, regressar aos treinos e competir como Masters. Numa era em que as doenças físicas e mentais proliferam, o desporto pode ser um factor decisivo para as evitar. Para manter a motivação para treinos regulares, é essencial termos objectivos pessoais ou de competição”.
Ricardo Zamith sublinha que “sempre pratiquei e quero continuar a praticar desporto. Por isso, há cerca de dois anos, regressei aos treinos semanais de natação e defini o objectivo de voltar a ser Campeão de Natação. A última vez foi há 13 anos, em 2011. No ano passado, falhei o objectivo, tendo obtido quatro segundos lugares, mas, após mais um ano de dedicação, desta vez consegui a vitória nos 50L e 100L”.
Cumprido este objectivo, “é hora de criar outro. Bater um Recorde Nacional parece-me um objectivo possível, mas será necessário muito trabalho e dedicação, algo que, por vezes, a nossa vida profissional não permite”.
o atleta do CNP deixou ainda uma vontade “mais do que um título conquistado para o Clube e para a cidade, espero que esta vitória possa servir de inspiração para que as pessoas cuidem da sua saúde, pratiquem mais desporto, definam objectivos e percebam que a idade não é um obstáculo”.
António Vasconcelos, treinador e o homem do leme da natação, fala do trabalho, do esforço e da entrega de um “atleta com mais de 40 anos dedicados a um desporto onde o Ricardo já ganhou muitos títulos e, talvez por isso, continue com a mesma dedicação, afinco e, com fome de vencer. Estamos claro muito orgulhosos e com a sensação de dever cumprido honrando o símbolo do naval”.
A natação master do Naval está no patamar maior da modalidade onde a Póvoa de Varzim é agora rainha.
Foto: CNP