Voz da Póvoa
 
...

Cadetes vão Pedalar pelo 1º Troféu Rui Costa

Cadetes vão Pedalar pelo 1º Troféu Rui Costa

Desporto | 18 Março 2024

 

Ainda não é uma clássica, mas vai para a estrada na Primavera. A Póvoa de Varzim volta a apostar nas duas rodas ao apresentar, no dia 11 de Março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o 1º Troféu Rui Costa, organizado pelo Centro Desportivo e Cultural (CDC) de Navais em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e com a colaboração da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e da Associação de Ciclismo do Porto.
Estiveram presentes na sessão, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, o Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, o Director da organização do evento, Manuel Zeferino, e o ciclista profissional que empresta o nome ao troféu, Rui Costa, que é natural de Aguçadoura e foi campeão mundial em 2013.
Coube a Manuel Zeferino, vencedor em 1981, da Volta a Portugal em Bicicleta, explicar os moldes em que, o 1º Troféu Rui Costa que se destina a jovens ciclistas da categoria de Cadetes, será disputado nos dias 23 e 24 de Março. 

São três as etapas, cada uma de grau de dificuldade diferente: prova em linha, contra-relógio e circuito final. A primeira etapa realiza-se a 23 de Março, às 15h00, com partida e chegada na Avenida Vasco da Gama, com passagens por Esposende e Barcelos, numa distância de 72km. A segunda etapa está marcada para o dia seguinte, com o primeiro sector a arrancar às 9h30, da zona industrial de Laúndos até ao Monte de S. Félix num contrarrelógio individual de 12km. Assim que terminado, inicia-se o segundo sector, a partir das 15h00, em Aguçadoura, completando o Circuito Rui Costa na terra natal do ciclista. São oito voltas e inclui 2,8 quilómetros em paralelo “circuito muito exigente e duro, principalmente para ciclistas estrangeiros pouco habituados”. 

A organização limitou o número de corredores por equipas, mínimo de quatro e máximo de sete, permitindo o acesso a equipas mistas.

“É uma honra enorme ter um troféu com o meu nome, aqui na cidade da Póvoa de Varzim. Queria agradecer ao presidente Aires Pereira por esta oportunidade e por toda a ajuda, assim como a todos os que estão a contribuir para que este evento desportivo seja um sucesso”, começou por dizer Rui Costa.

Quanto à escolha da categoria de Cadetes “é um evento muito importante para estes jovens talentos, aliado ao facto de termos conseguido fazer uma prova de dois dias que vai também ajudar no desenvolvimento destes miúdos”. Sublinhando que, “há muitos jovens promissores que acabam por ficar para trás, por isso, acredito que são as camadas em que mais se tem que trabalhar, Cadetes e Juniores”.

A data da apresentação do 1º Troféu Rui Costa será para mais tarde recordar. “Estamos a fazer nascer uma corrida que, estou certo, irá perdurar no tempo. O Rui é um dos melhores ciclistas portugueses ainda no activo, foi o nosso primeiro corredor Campeão do Mundo de Categoria Elite e, depois, tem um currículo fantástico”, disse o presidente Delmino Pereira.

Para o responsável máximo da Federação Portuguesa de Ciclismo, esta prova irá perdurar no tempo: “o surgimento de uma corrida orientada para a formação e com o nome de um ciclista como o Rui Costa, que transformou as gerações actuais do ciclismo, será fundamental para motivar as novas gerações”.

Por último, Aires Pereira agradeceu aos patrocinadores e a “todos aqueles que põem as provas na estrada”, sublinhando que “é mais um evento inserido nos 50 anos de elevação da Póvoa de Varzim à categoria de cidade”.

O Edil lembrou que o Pelouro do Desporto tem feito um trabalho meritório em várias modalidades. Com os olhos no ciclista poveiro, Aires Pereira destacou que  “o país não é só reconhecido lá fora pelo futebol e pelo Cristiano Ronaldo, é também conhecido pelo ciclismo e pelo nome do Rui Costa, que obviamente, também promove a cidade da Póvoa e, por isso mesmo, aceitamos este desafio. O Rui Costa é um património desportivo do nosso concelho”.

Por José Peixoto 

partilhar Facebook
Banner Publicitário