Voz da Póvoa
 
...

A Vela como Metáfora de Vida no Naval Povoense

A Vela como Metáfora de Vida no Naval Povoense

Desporto | 23 Março 2021

Com o reinício das aulas presenciais, a 15 de Março, foram retomadas também as aulas presenciais da Escola no Mar – nas instalações náuticas do Clube Naval Povoense.
 
A Academia Gulbenkian do Conhecimento – Escola no Mar – é um projeto apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Desporto Escolar através do seu Centro de Formação Desportiva Náutica as Escola Frei João que pretende utilizar as atividades e cultura náuticas como instrumento diferenciador de desenvolvimento de competências nas crianças e jovens em idade escolar dos concelhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, tornando-os capazes de enfrentar um mundo em mudança.

Utilizar a prática da vela como metáfora para o desenvolvimento de competências emocionais e sociais (CES) em crianças oriundas de um contexto socioeconómico específico, integrado na zona piscatória de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

O desporto representa um elemento relevante para desenvolver CES em crianças, muitas vezes associadas ao sentimento de controlo pessoal, ganhar confiança no futuro, tomar melhores decisões e, em última instância, tornarem-se melhores cidadãos (Bailey, 2008). O presente projeto poderá alargar o conhecimento atual, intervindo em consonância com os princípios da OCDE (i.e., foco na tarefa, regulação emocional, colaboração, abertura à experiência, e relacionamento interpessoal), utilizando o mar como um contexto representativo da comunidade.
No dia da Escola no Mar os alunos trocam a sua sala de aula habitual por outra situada a cerca de 20 metros do mar, em plena Marina da Póvoa de Varzim, que funciona como ponto de partida desta aventura do conhecimento.

A primeira aula da passada segunda-feira, para uma das escolas, foi de vela e os alunos não podiam estar mais satisfeitos. Durante todas as manhãs da passada semana os alunos recuperaram de um longo confinamento, puderam voltar à água e tripular as embarcações.

As equipas técnicas e o pessoal de apoio do CNP e Marina da Póvoa puderam testemunhar com satisfação o bulício e a alegria de volta ao posto náutico.

partilhar Facebook
699/vela_-_desporto_escolar.jpg
699/vela2-desporto_escolar.jpg
699/vela_3.jpg
Banner Publicitário