Crescer é sempre esperar mais. O que se passou nos primeiros concertos do XI Encontro de Música Coral organizado pela Associação Capela Marta, são exemplo disso. A igreja de São José de Ribamar recebeu a 9 de Novembro, primeiro dia do evento, um grande concerto interpretado por gente pequena - o Coro Infantil Casa da Música dirigido por Raquel Couto. Seguiu-se o Coro dos Pequenos Cantores de Esposende dirigido por Helena Lima, e os Jovens Cantores de Guimarães, por Janete Ruiz. Foi um momento marcante a enraizar o futuro do canto em Portugal.
No dia seguinte, a Igreja de Nossa Senhora das Dores recebeu as harmoniosas vozes do Coro Capela Marta Júnior dirigido pelo maestro, Tiago Pereira, os portuenses Voces Verbi, dirigidos pela batuta de Rodrigo Oliveira, e o Coro de Câmara de Barcelos, com direcção de Nuno Areia, que ofereceram à plateia um arrepio de pele e um obrigado pelo calor das palmas que cada um levou para casa.
Numa igreja sem espaço para mais ninguém, marcaram presença a Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal, Andrea Silva, e o Presidente da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Ricardo Silva.
No passado sábado, na igreja Matriz, o encantamento pertenceu ao Coral de Letras da Universidade do Porto, dirigido por Pedro Guedes; e aos coros Coura Voce, e Viana Vocale, dirigidos por Vítor Lima. No domingo foi a vez das portas da igreja da Lapa se abrirem para a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, dirigido por José Leite; Grupo Vocal Sólo Voces, de Lugo, por Fernando Jácome; Etos Vocal Ensemble por José Ferreira, e Coro Feminino do Conservatório de Música de Paredes, dirigido por Ricardo Sousa. Há quem tenha visto a Senhora da Lapa a sorrir.
O evento foi consolidando ao longo dos anos um lugar de referência nacional pela grandeza das vozes e músicos convidados, quer nacionais, quer internacionais, que têm atraído público interessado de todos os pontos do país.
Naturalmente, o apoio do município e de empresas locais tem ajudado a dar os passos no caminho certo e desejado. Hoje, impacto cultural na comunidade poveira é uma certeza, tal como a promoção da música coral em Portugal.
O coro Capela Marta é uma pertença local e começa a ser um orgulho nacional, basta lembrar a sua presença em Barcelona em representação do país.
Quanto ao Encontro de Música Coral, são muitos e variados os concertos que irão acontecer até 30 de Novembro, dia em que sobem ao palco as vozes do Coro Feliz Natal da Póvoa de Varzim.
Fotos: JCM