Voz da Póvoa
 
...

Volume 52 do Boletim Cultural "Póvoa de Varzim"

Volume 52 do Boletim Cultural "Póvoa de Varzim"

Cultura | 16 Dezembro 2020

A Direcção do Póvoa de Varzim Boletim Cultural informa que já está disponível o vol. 52, referente a este ano de 2020, ano maleficamente marcado pela Covidig, pelo que não haverá lançamento, como era habitual.

A ilustração da capa e da contracapa remete-nos para um dos seus temas principais: o Centenário do Repatriamento dos pescadores poveiros emigrados no Brasil (1920-2020).
Além deste tema, sabiamente tratado nos dois primeiros artigos, este volume apresenta artigos de grande interesse literário e sócio-cultural, com diversas temáticas, sendo algumas tratadas pela primeira vez.

Os assinantes, assim como os leitores interessados, poderão adquirir este volume, dirigindo-se à nossa Biblioteca ou se pretenderem recebê-lo por via postal deverão enviar-nos um cheque endereçado à ordem do Município da Póvoa de Varzim. Os custos de envio serão suportados pelo Município. Em caso de dúvida, pode solicitar mais informações através do telefone 252616000 ou através do endereço electrónico (biblioteca@cm-pvarzim.pt).
Mais informamos que este volume pode, também, ser adquirido nos locais de venda habituais. Com os meus agradecimentos

A Directora do Boletim Cultural
Maria da Conceição Nogueira

 

No sitio da autarquia pode ler-se que:


As ilustrações da capa e da contracapa deste número remetem-nos para um dos seus temas principais: o Centenário do Repatriamento dos pescadores poveiros emigrados no Brasil (1920-2020). Este foi um dos factos mais marcantes do início do século XX, vivido intensamente pela comunidade poveira e por muitos portugueses apaixonados pela causa.

O acontecimento é amplamente tratado pelo Prof. Doutor Jorge Alves e pelo Dr. Fernando Souto. Na sequência destes dois artigos, surge o trabalho desenvolvido pelo Prof. Doutor Franquelim Neiva Soares sobre a freguesia da Estela, bem como quatro estudos de carácter literário e sociocultural, assinados pelo Arq. A. Campos Matos, Dra. Maria da Conceição Nogueira, Dr. Adriano Cerejeira e Prof. João Marques. A figura do eminente etnógrafo poveiro Santos Graça mereceu destaque nos trabalhos de Armando Marques e do Arq. Carvalho Dias. A terminar a primeira parte deste volume, apresentam-se os artigos da Dra. Maria de Jesus Rodrigues e do jornalista José Peixoto sobre figuras e atividades marítimas.

Na segunda parte do Póvoa de Varzim – a Vária – destacam-se dois eventos literários ocorridos no início de 2020 e recordam-se três personalidades da Cultura desaparecidas nos dois últimos anos: o artista poveiro Fernando Gonçalves – Nando, o Prof. Doutor J. M. da Cruz Pontes e o Dr. Rodgério Viana.

 

partilhar Facebook
668/Conceição-Nogueira.jpg
668/Lancha-Poveira-3.jpg
Banner Publicitário