Voz da Póvoa
 
...

Visitar a Memória no Dia dos Museus

Visitar a Memória no Dia dos Museus

Cultura | 18 Maio 2021

Em cada ano o “Dia dos Museus” é assinalado a 18 de Maio e o Museu Municipal da Póvoa de Varzim garantiu a entrada livre a todos os visitantes, durante o horário normal de abertura, associando-se à iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM).

A novidade prendeu-se com a inauguração e apresentação de um painel de azulejos executado por alunos da Escola Flávio Gonçalves no contexto do “Workshop de cerâmica no Museu Municipal de Etnografia e História”, orientado pelo artista plástico Manuel Horta, entre os dias 2 e 9 de Março de 2020, tendo sido interrompido devido à pandemia.

Participaram no projecto, 100 alunos das turmas do 2.º Ciclo, da Escola EB 2/3 Fábio Gonçalves, no concelho da Póvoa de Varzim. Os jovens trabalharam uma pasta de cerâmica fresca cortada em módulos. Sobre a mesma, exploraram o desenho, o relevo, a textura, a incisão e outras técnicas orientadas pelo artista plástico, Manuel Horta.

Os alunos trabalharam as imagens e os elementos que, entenderam melhor caracterizar a relação geográfica e humana com o mar e com o meio rural do concelho da Póvoa de Varzim, que serviu como tema.

Durante a tarde, a “Camisola Poveira” também esteve em destaque, com a presença do grupo de artesãs, segundo o figurino já utilizado para a “Noite dos Museus”, que aconteceu no dia 15 de Maio.

partilhar Facebook
559/Museu-RS0-0092.jpg
559/museu-RS0-0012.jpg
Banner Publicitário