A Fundação Gramaxo de Oliveira realizou, no dia 30 de Janeiro, uma conferência sobre um tema socio-cultural: “A Vida e Obra do Dr. Nuno Simões”, assinalando o aniversário natalício deste Homem Bom.
Nuno Simões nasceu a 30 de Janeiro de 1894 em Calendário, freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão, e faleceu em Lisboa a 27 de julho de 1975. Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra, foi um grande Republicano, tendo exercido o cargo de Governador Civil de Vila Real, membro do Supremo Tribunal Administrativo, deputado e ministro do Comércio e das Comunicações em três governos da 1.ª República (entre 1921 e 1925).
A oradora, Professora Arminda Ferreira, Mestre em Supervisão Pedagógica em Ensino da História e autora do livro “Luso-Brasileirismo na Perspectiva de Nuno Simões”, cativou a numerosa assistência com a apresentação comentada de documentos fotográficos e vídeo sobre a vida e obra deste Ilustre Famalicense que, pelo seu pensamento e actividade cívica e política, foi um Homem de Portugal e de Portugal no Mundo, em particular no Brasil e foi, sobretudo, Homem das causas sociais.
Marcaram o evento com a sua honrosa presença, o Dr. Domingos Simões sobrinho-neto do homenageado, a Dra. Dulce Gomes Consul-Geral de Angola, a Dra. Margarida Pereira e a Dra. Helena Captivo respectivamente Directora e Sub-directora da Escola Secundária Augusto Gomes.
Numa Casa cheia de atenção plena, a assistência redescobriu a vida multifacetada do Dr. Nuno Simões: economista, jornalista, advogado, político, apoiante generoso de instituições de carácter social, vocacionadas para a ajuda aos menos favorecidos.
Mais um final de tarde bem passado na Fundação Gramaxo de Oliveira onde o tempo se ganha a enriquecer conhecimento e a valorizar memórias.
Fotos: Rui Sousa