Voz da Póvoa
 
...

Veias de Sal Num Festival Artivista

Veias de Sal Num Festival Artivista

Cultura | 5 Outubro 2022

 

Uma estreia sem rede “Veias de Sal numa Terra com lágrimas de Mar" que tal como o peixe, saltam ao imaginário as tragédias, os naufrágios, as perdas de tantas vidas engolidas ou cuspidas pelo mar, que tanto mata a fome como a vida.

A 13ª Edição do Festival Internacional É-Aqui-IN-Ócio foi inaugurada com a Companhia Certa, o mesmo se poderia dizer da peça encenada por Eduardo Faria “Veias de Sal numa Terra com lágrimas de Mar" que se apresentou no palco do Cine-Teatro Garrett três dias consecutivos, os primeiros do festival, para celebrar os 25 anos da Varazim Teatro – Associação Cultural.

E se podemos entrar por uma Póvoa antiga, pela identidade dos seus nativos, nesta viagem teatralizada e representada com mestria por jovens actores também no feminino (Alexandra Moreira, Ana Lídia Pereira, Leonor Godinho, Miguel de Riba, Miguel Magalhães), o mar continua lá todos os dias a apagar o sol em cada crepúsculo, carregado de quietude ou sofreguidão. 

A rede no rosto e nas mãos ou do cerco para lançar à água. Como peixe, prisioneiras de uma vida de obrigações, de humilhações, as mulheres, eternas viúvas a carpir o silêncio, o ‘respeito’ tumular amordaçado. O teatro da vida representado no cenário dos dias. Ensaiamos sempre um mundo melhor, como se prometêssemos o que nunca foi promessa.
 
A música, o cenário, o gesto, o movimento, uma narrativa quase sem palavras, que se adivinham. As gentes do mar que tão alto calam. Ser poveiro ou ser poveira é um Ser diferente onde sobressai a matriarcal mulher. 

O que se viu em palco foi um poema a encalhar com a memória. O mar levou-o para o alto, para o fundo, para o fim do mundo. A noite é um desespero, a espera é um desespero, a dor é um desespero.
 
A assumida reflexão como mote para os tempos que vivemos, apresentou-se no É-Aqui-IN-Ócio e vai prolongar-se até 1 de Outubro, dia em que se apresentam duas das Companhias portuguesas mais internacionalizadas: a Companhia do Chapitô e o Teatro do Mar. Por países estarão representados Portugal, Brasil, Espanha (Galiza, Catalunha e País Basco), Colômbia, Uruguai e Guiné Bissau. 

Uma Só Origem Um Só Ventre A Nossa Humanidade, Mulher foi o eixo da temática deste Festival que contou com o apoio da República Portuguesa, Direcção Geral das Artes, Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai.

partilhar Facebook
Banner Publicitário