Projecto Científico e Cultural PROFESSOR DOUTOR ANTÓNIO CARLOS DOS SANTOS
PROGRAMA
- Recital Casa das Palavras por "Bonifrates
Cooperativa Produções Teatrais e Realizações Culturais"
- Cerimónia de entrega do "1º Prémio de Pintura Infanto-Juvenil
Professor Doutor António Carlos dos Santos"
- "Revisitar Artur Paredes" pelo "Quarteto de Coimbra"
30 de setembro 2023, sábado, 16h
Biblioteca Municipal Rocha Peixoto
- Mostra “Pintar a Póvoa”
30 de setembro a 30 de outubro
Biblioteca Municipal Rocha Peixoto
O primeiro PRÉMIO DE PINTURA infanto-juvenil PROFESSOR DOUTOR ANTÓNIO CARLOS DOS SANTOS, instituído no contexto do “Projecto Cultural e Científico da Póvoa de Varzim Professor Doutor António Carlos dos Santos”, tem por objectivo despertar e incentivar o interesse das camadas mais jovens pela identidade cultural e tradições da Póvoa de Varzim. O concurso destinou-se a todas as crianças nacionais e estrangeiras, com idade entre os 8 e os 12 anos, residentes no território nacional, que fossem alunas, no presente ano letivo, de uma instituição de ensino no Município da Póvoa de Varzim, tendo sido rececionadas 5 candidaturas.
A pintura vencedora, da autoria de Mariana Benta de Oliveira, de 11 anos, da Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves na Póvoa de Varzim, é o Retrato de pescador poveiro, o desenho de um pescador com uma camisola Poveira vestida. A autora, como descreve na sinopse que acompanha o trabalho, começou a tricotar uma camisola poveira aprendendo com sua mãe, que fez o curso da Camisola Poveira.
Casa das Palavras
Casa das Palavras é um recital em que a Biblioteca aparece como um lugar de encontro entre vários livros que se autodescobrem no discurso poético e no prazer da leitura. Neste recital pretende-se prestar homenagem aos quatros grandes vultos da nossa literatura cujo centenário se comemora este ano: Eugénio de Andrade, Mário Cesariny, Mário Henrique Leiria e Natália Correia.
A leitura dos poemas será feita por atores da Cooperativa Bonifrates.
Revisitar Artur Paredes
Este espetáculo, fruto de um exaustivo trabalho de estudo e pesquisa, apresenta a interpretação de temas inéditos de Artur Paredes, recuperados em gravações raras de espetáculos ao vivo e gravações caseiras, onde reconhecemos a sua técnica e o seu estilo inconfundível.
Na guitarra de Coimbra teremos Tiago Rodrigues e Simão Mota, na viola Vasco Rodrigues e, interpretando diversos temas de cantores acompanhados por Artur Paredes, Fábio Almeida.