Voz da Póvoa
 
...

“Um Rasto de Perfume" de Ana Paula Mateus

“Um Rasto de Perfume" de Ana Paula Mateus

Cultura | 23 Março 2023

 

No sábado, 25 de Março, pelas 16h30, na Biblioteca Diana Bar, Ana Paula Mateus laça o seu novo livro “Um Rasto de Perfume". A obra será apresentada pela escritora Raquel Patriarca.
 
“Um Rasto de Perfume é um romance de personagem, em que a Mulher ocupa o lugar central, numa abordagem penetrante, capaz de deixar a nu as fragilidades do ser humano, nas suas mais enviesadas contradições. Todas as mulheres tendem a ser a mesma mulher, quando o infortúnio as escolhe. O espaço onde decorre a ação é um prédio denominado ‘Prédio das Flores’, ameaçado de demolição. Os moradores, a pouco e pouco, vão partindo, ficando apenas cinco mulheres, subtilmente batizadas com nomes de flores. O Feminino que as irmana parece estar na origem da sua desventura, independentemente de berços, competências, estatutos sociais, habilitações literárias, ideologias ou crenças. É na pluralidade, no diverso com que caracteriza as personagens, que Ana Paula Mateus faz convergir a narrativa para um ponto fulcral: o sofrimento como apanágio da mulher, num mundo governado por homens. Se, no final do romance, elas saem vencedoras ou vencidas, fica em aberto a questão, sujeita à sensibilidade do leitor. Um romance para ler com uma flor numa mão e, na outra, se não uma espada, pelo menos um escudo.” In Prefácio.

Ana Paula Mateus nasceu a 16 de Julho de 1964, na Póvoa de Varzim. Licenciada em Ensino de Português e Francês pela Universidade do Minho, exerce funções docentes na Escola Secundária de Eça de Queirós. Possui um Mestrado em Teoria da Literatura - variante de Literaturas Lusófonas e uma Pós-Graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares. 

Em 2007 criou o blogue DE PROFUNDIS que terá sido o primeiro passo para a certeza da escrita. Em 2009 ganha o 1.º Prémio, na categoria “Docentes”, no concurso literário Dar Voz à Poesia, de âmbito nacional e abrangendo também os países lusófonos, com o poema Um Punhado de Palavras.
 
Sete Estórias do Vento Salgado, a sua primeira publicação em prosa, é a obra vencedora do 1.º Prémio do Concurso Literário Fundação Dr. Luís Rainha / Correntes D’Escritas em 2011. 
Em 2015 publica O Guardião do Silêncio com a chancela da editora Poética Edições. Em 2019, vence, pela segunda vez, o Concurso Literário Fundação Dr. Luís Rainha / Correntes D’Escritas, com a obra Toda a Água que Nos Une. Em 2021, ganhou o 2.º prémio no concurso literário “Prémio Hernâni Cidade”. Em 2022, é a vencedora do 1.º Concurso Literário Álvaro Laborinho Lúcio, com a obra Um Rasto de Perfume.

Ana Paula Mateus foi cronista do jornal local “O Comércio da Póvoa de Varzim”, colaborou em várias coletâneas e antologias literárias e, para além da produção, dedica-se à revisão de textos literários.

partilhar Facebook
2002/Ana_Paula_Mateus.JPG
554/Biblioteca-municipal-RS0-0013.jpg
Banner Publicitário