Voz da Póvoa
 
...

Um Passeio Mais Alegre Pela Feira do Livro

Um Passeio Mais Alegre Pela Feira do Livro

Cultura | 2 Agosto 2022

 

Com o tempo a descontar os dias, a Feira do Livro da Póvoa de Varzim voltou a instalar-se no Largo do Passeio Alegre e mostrou-se ao público leitor. Numa altura em que o livro mais precisa de atenção, a Câmara Municipal continua a promover o evento que é já uma referência no verão.

“Entendo que o livro é uma base primordial da cultura. Quanto mais lemos, mais temos consciência daquilo que precisamos de ler porque quanto mais lemos mais conhecemos o mundo. O livro é de facto aquela embarcação onde todos devemos navegar”, disse Luís Diamantino, Vice-presidente e Vereador da Cultura, na abertura da Feira do Livro que se mantém há mais de três décadas.

Há quem anuncie a morte dos livros em papel há muitos anos, mas “as editoras estão aí e continuam a apostar e a editar os seus autores. Nesta Feira do Livro, estamos a celebrar o centenário de nascimento de três autores, Alexandre Pinheiro Torres, Agustina Bessa-Luís e José Saramago, escritores que já não estão entre nós, mas permanecem vivos nas suas obras”.

Luís Diamantino revela-se um leitor amante: “Quando descobrimos um livro, ganhamos laços. Eu não gosto de emprestar os meus livros porque ganho uma certa intimidade, sublinho, escrevo, ando com ele de um lado para o outro. Para além da relação intelectual que temos com os livros há também uma relação física que nos agarra e o amor dá-se não se empresta”.

E revela: “O melhor presente que me podem dar é um livro e eu dou também aquilo que gosto de receber”.

Mais uma vez, a Feira do Livro está representada por várias editoras, repartidas por dezenas de stands. Todos os dias, das 16h00 às 24h00, não faltará, como habitualmente, alfarrabistas onde o livro usado convida a ser comprado para novas leituras. Haverá também um stand com exemplares de edições poveiras.

Saiba que, este ano celebra-se o centenário do nascimento dos escritores José Saramago, Agustina Bessa-Luís e Alexandre Pinheiro Torres que serão referenciados na Feira através de diversas actividades, nas leituras, no teatro infantil, no “passeio dos escritores” e na música.

O evento que pode visitar até ao dia 15 de Agosato, para além da venda de livros, oferece um programa diversificado de actividades, desde leituras, teatro infantil ou concertos. Às leituras e animação de rua, juntam-se escritores convidados a apresentar os seus livros seguindo-se sessões de autógrafos. Há conversas com escritores e não esqueça o lançamento, no dia 5 de Agosto, do “Mapa dos Livros – Guia Literário da Póvoa de Varzim”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário