Voz da Póvoa
 
...

Um Hino à Multiculturalidade da Dança

Um Hino à Multiculturalidade da Dança

Cultura | 31 Janeiro 2020

De pé, um justo aplauso a ecoar na sala de espectáculos do Cine-Teatro Garrett pelos muitos espectadores que, no sábado à noite e no domingo à tarde, não perderam a oportunidade de assistir ao projecto ‘Missa Crioula’, desenvolvido e interpretado pela Companhia Poveira Nós da Dança.

Durante cerca de uma hora, foi um privilégio assistir ao encontro entre os coreógrafos Benvindo da Fonseca e Renato Nóbrega Vieira, sob a direcção artística de Odete Rios, sem esquecer o arranjo musical do compositor José Luís Postiga.
‘Missa Crioula’ é um canto sagrado onde os coreógrafos, através dos corpos dos bailarinos, apresentam diferentes linguagens orgânicas de transformação do etéreo ao terreno, com um olhar de amor pela fragilidade humana, numa aproximação do divino ao mundano, juntamente com um olhar étnico e autêntico das riquíssimas e diversificadas América Latina, África e Europa, cheias de desigualdades, mas bafejadas pelo criador.

O espectáculo de dança contemporânea oferece ao público diferentes linguagens que atravessam o corpo, mas alimentam a alma. “É um espectáculo que começou a ser preparado desde Setembro e cuja riqueza se constata pela multiculturalidade e universalidade da própria linguagem. ‘Missa Crioula’ é o quinto espectáculo que a Associação Nós da Dança tem a oportunidade de proporcionar à Póvoa de Varzim, com a particularidade de também apresentarmos em Lisboa, no Museu do Oriente, no próximo dia 6 de Fevereiro. Gostava que mais bailarinos das academias de dança do concelho integrassem a Companhia Poveira Nós da Dança e tivessem esta oportunidade única de trabalhar com coreógrafos de renome e elevada qualidade”, sublinhou Odete Rios.

Fundada no ano 2000, a Associação Nós da Dança nasceu da importância pedagógica e artística na formação dos jovens. Desde então, tem-se empenhado na realização de espetáculos de dança de vertente contemporânea, bem como na organização de cursos de formação e encontros coreográficos.

 

partilhar Facebook
220/IMG_4477_.jpg
220/IMG_4531_.jpg
220/IMG_4492_.jpg
Banner Publicitário