Voz da Póvoa
 
...

Um filme, a mulher que segue à frente; um livro, Alce Negro fala

Um filme, a mulher que segue à frente; um livro, Alce Negro fala

Cultura | 14 Março 2024

 

 

Uma nova-iorquina, Catherine Weldon, viúva, decide pintar o retrato do chefe índio Touro Sentado, viajando sozinha através dos EUA até ao Dacota do Norte. O enredo do filme tem como marcos dois acontecimentos históricos, A batalha de Little Bighorn, onde o General Custer, Cabelos Compridos, foi massacrado por uma coligação de tribos índias comandadas pelos chefes Touro Sentado e Cavalo Louco. Todos morreram calçados, de Raoul Walsh, é filme que narra a vida deste general formado em West Point, sedento de glória na luta contra os autóctones (índios não eram eles, culpa de Cristóvão Colombo, pensando ter descoberto a Índia quando chegou ao Novo Mundo) para chegar a Presidente. Os índios defendiam as suas planícies ancestrais, mas eram selvagens para os usurpadores sedentos de terra; agora seriam terroristas…; o novo filme de Scorsese aborda o mesmo tema. Termina, o filme, o outro marco, com o massacre de Wounded Knee.

Agora o livro, comprado já lá vão alguns anos, é edição da Antígona, e subtítulo A História da Vida de um Homem-Santo dos Sioux Oglala; a história é contada por intermédio de John G. Neihardt (Arco Íris Flamejante). Na badana: originalmente publicado em 1932 em Nova Iorque, nasceu de um encontro providencial; deslocando-se à reserva sioux de Pine Ridge, no Dacota do Sul, para entrevistar alguns anciãos que tivessem testemunhado a Dança dos Espíritos e o massacre de Wounded Knee (1890); …Alce Negro testemunhou a destruição do modo de vida dos naturais da América do Norte.

“Nós seguimos pela ravina abaixo, e o que então vimos era medonho. Espalhados por todos os sítios por onde tinham tentado fugir, vimos mortos e feridos, mulheres rapazes, raparigas e crianças de colo. Os soldados tinham-nos perseguidos pela ravina adiante, porque se tinham agarrado uns aos outros, os demais viam-se espalhados por todo o lado. Por vezes tinham sido mortos em grupo e feitos em bocados, quando as espingardas-carros (canhões) os atingiam. Vi uma criancinha a mamar, no colo da mãe, com mãe já morta e ensanguentada”.

 

Abílio Travessas

partilhar Facebook
Banner Publicitário