Voz da Póvoa
 
...

Um Encontro com a ‘História’ de S. Pedro de Rates

Um Encontro com a ‘História’ de S. Pedro de Rates

Cultura | 13 Julho 2022

 

Armindo Ferreira compilar anos de aturada investigação e apresentou no dia 6 de Julho, no Salão Paroquial de Rates, o livro “S. Pedro de Rates – Uma História Contemporânea. Da Revolução Liberal aos nossos dias”.

O Presidente e o Vice-Presidente da Câmara Municipal ladearam na mesa o autor natural de Rates, perante uma plateia de cerca de 200 pessoas.

Para Aires Pereira, o autor da obra “vive a vida diária da Câmara e luta pelo que acredita. Graças a uma visão alargada escreveu um magnífico trabalho, uma obra para ser analisada no futuro”.

Luís Diamantino que exerceu o papel de moderador, enalteceu a obra editada e o seu autor, ficando a aguardar por “um segundo volume e ainda um outro sobre o estudo genealógico de Rates”. Quanto ao livro, que pode agora ser folheado pela leitura, considerou “de fácil compreensão”.

Foram vários os intervenientes na sessão, entre os quais o Pároco de S. Pedro de Rates, Manuel de Sá Ribeiro, o Padre Abel Matias, Rosarinho Matias e Gustavo Vasconcelos, que partilharam com o público, enquanto leitores, as impressões da obra, mas também a sua importância para a Vila de Rates. 

O livro terminado ainda antes da pandemia, é para Armindo Ferreira “uma incursão na história contemporânea de Rates, nos seus últimos dois séculos”. O autor admite que não tem a pretensão de fazer a história de Rates, mas uma narrativa interpretativa “das famílias e das casas”, tão cheias de história e estórias. “É uma forma de compreendermos o desenho do território e da paisagem, bem como a evolução social, cultural e económica da população”, acrescenta.

Armindo Ferreira prepara já um segundo volume dedicado “à genealogia comunitária, uma só família de muitas que a Vila de Rates tem”. 

partilhar Facebook
Banner Publicitário