Voz da Póvoa
 
...

Três a Solo Duas Vezes

Três a Solo Duas Vezes

Cultura | 29 Outubro 2019

O Três a Solo, que desta vez foram seis, veio para ficar, não fosse esta a 4ª edição de um festival que só acontece na Póvoa de Varzim. Depois do sucesso do Três a Solo duas vezes, sexta e sábado, a organização promete dar continuidade nos próximos eventos a datas duplas, que permitem conhecer artistas menos conhecidos no primeiro dia e já com algum cadastro no segundo.

É errado pensar que há uma separação entre o verde e o maduro, como ficou provado, aos olhos e ouvidos de quem se deslocou ao Garrett, que a qualidade, a inspiração e a novidade disseram presente nos dois dias de concertos.

Quem sentou para ouvir no palco do Café Concerto do Garrett o músico vilacondense João Praça, o compositor espanhol e multi-instrumentista Vaz Oliver ou o cantautor alentejano Daniel Catarino, percebeu que o imaginário musical tem muitas alternativas criativas e sonoras, para nos aproximar de uma outra intimidade.

O segundo dia ofereceu no palco da sala principal do Cine-Teatro Garrett, “um pássaro que esqueceu de voar pelo tempo passado na gaiola”. Este esmorecer de vontades, cantou a sensual Yosune, mulher nascida na Venezuela e de sangue basco, que no vermelho do vestir meteu uma guitarra para nos dizer que “os dias são todos uma merda, às vezes temos sorte e enganamo-nos”. Entre o guarda-chuva e a chuva que não guarda, não há fronteira para a música, há amor.  
Ela saiu a elogiar ‘O Gajo’, nome artístico de João Morais, que de viola campaniça, tradicional instrumento, trouxe de longe um encantatório som, capaz de traduzir todas as palavras em música. A batucada de um último dizer sonoro, como se o poema sonoro nos trouxesse por um caminho lento, mas ritmado.

O arrepio para o corpo chegou com Lula Pena, uma consequência do mundo. Deus é grande e para quem acredita é maior. Uma só música cheia de canções. O dia ou a alvorada, os candeeiros a iluminar a sala de paixões.

partilhar Facebook
120/Yosune-2.jpg
120/Lula-Pena.jpg
120/O-Gajo.jpg
120/Yosune-1.jpg
Banner Publicitário