Voz da Póvoa
 
...

The Penelopes & Camisola Poveira entre as 20 Melhores Estórias

The Penelopes & Camisola Poveira entre as 20 Melhores Estórias

Cultura | 9 Março 2022

Os passos não foram dados no vazio e para além do caminhar seguro, a história The Penelopes & Camisola Poveira acabou seleccionada entre as melhores 20 “Histórias do Património Europeu” de 2022, depois de uma candidatura do Município da Póvoa de Varzim. Esta distinção é por si só, um importante reconhecimento internacional que a Câmara Municipal obtém pelo trabalho de valorização patrimonial da Camisola Poveira. Honrando desta forma as tradições e património cultural poveiro.

The Penelopes & Camisola Poveira reproduz “o texto de Minês Castanheira integrado no livro As Penélopes e associado à instalação de uma peça artística e de artesanato que recria 12 Camisolas Poveiras, que coloca em diálogo a tradicional Camisola Poveira e suas artesãs com a escrita de autoras, escritoras e poetas contemporâneas”, um trabalho que integra uma das iniciativas paralelas do evento literário Correntes d’Escritas.

Lançado em 2018, o Concurso de Histórias do Património Europeu, promovido pelo Conselho da Europa e pela União Europeia, foi lançado pela primeira vez em 2018, e dirige-se “às comunidades locais empenhadas em partilhar experiências de preservação e de promoção do património cultural tangível e intangível, tendo que cumprir diversos critérios, nomeadamente o de contribuir, de forma clara, para a dimensão europeia da cultura”. 

Esta é uma iniciativa que está interligada com as Jornadas Europeias do Património, das quais o Município da Póvoa de Varzim tem sido parceiro, sendo a edição deste ano dedicada à Camisola Poveira.

partilhar Facebook
Banner Publicitário