Voz da Póvoa
 
...

Serralves Expõe “Ana Hatherly. Poeta chama poeta” no Garrett

Serralves Expõe “Ana Hatherly. Poeta chama poeta” no Garrett

Cultura | 15 Dezembro 2022

 

No âmbito do encontro de escritores de expressão ibérica Correntes d’Escritas 2023, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e a Fundação de Serralves inauguraram, no dia 7 de Dezembro, no Cine-Teatro Garrett, a exposição “Ana Hatherly. Poeta chama poeta”. Trata-se de um conjunto de obras que integram o espólio da Fundação, que permite reconhecer “as linhas de investigação artística fundadoras de um percurso muito singular em torno da plasticidade da escrita”, pode ler-se no catálogo da exposição.

A inauguração contou com a presença da Presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho; do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira; do Presidente da Assembleia Municipal, Afonso Pinhão Ferreira; do Vice-presidente e Vereador da Cultura, Luís Diamantino, entre outros.

“Esta exposição ilustrada é a primeira vez que é mostrada ao público, tendo sido concebida propositadamente para este espaço e poderá ser reposta no futuro em Serralves”, revelou Ana Pinho.

Por sua vez, Aires Pereira destacou a importância das exposições itinerantes que Serralves leva aos municípios e lançou um repto: “a exposição está disponível para todos aqueles que queiram visitar”, sendo esta uma oportunidade para conhecerem mais sobre o percurso de Ana Hatherly.

A mostra é composta por algumas obras icónicas, que pode ver, observar e reflectir sobre alguns raros objectos escultóricos, publicações marcantes do percurso de Ana Hatherly, onde entre outros se encontram trabalhos inéditos que revelam como a própria era hábil a urdir este intricado diálogo criativo na sua prática artística. Entre a certeza de uma obra há sempre um caminho de interrogação, não fosse a artista, poeta, ensaísta, realizadora, investigadora e professora.

Ana Hatherly nasceu em 1929 no Porto e continua entre nós porque, ao longo da sua vida construiu uma obra ímpar, capaz de a eternizar. 

A exposição pode ser visitada até 19 de Março de 2023, na Sala de Actos do Cine-Teatro Garrett.

partilhar Facebook
Banner Publicitário