Voz da Póvoa
 
...

SARDINHA – o sem fim da pesca do cerco

SARDINHA – o sem fim da pesca do cerco

Cultura | 29 Junho 2023

 

Apresentado o livro “SARDINHA – o sem fim da pesca do cerco” em Fevereiro passado na Biblioteca de Praia Diana Bar, o mesmo espaço de cultura e o mesmo título serviu para Hélder Luís regressar ao convívio da força da imagem e apresentar no dia 27 de Junho, em exposição as fotografias do livro. O momento contou com a presença do Vice-Presidente e Vereador da Cultura Luís Diamantino; da Chefe da Divisão Municipal de Cultura, Manuela Ribeiro, e da directora da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, Lurdes Adriano.

“Durante quatro anos, no âmbito de uma residência artística apoiada pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, percorri o mar português a bordo de várias embarcações, a partir da maioria dos portos de pesca do país, acompanhando a vida no mar e em terra das várias tripulações. Uma viagem sem guião, que coloca em evidência a dimensão nacional da pesca da sardinha, a pesca das pescas do mar português, mas também uma saga humana pouco mais do que invisível, a não ser quando há notícia de naufrágios ou quando se reabrem os debates sobre a escassez do recurso. Este projecto procura acima de tudo documentar e homenagear as artes e os homens da pesca do cerco”, revela o designer, fotógrafo, artista multimédia e músico, Hélder Luís.

A exposição pode ser visitada até 31 de Agosto, na biblioteca de praia Diana Bar, lugar onde a tertúlia se fez de conversas à mesa de café. Hoje, as pessoas juntam-se à mesa em silêncio para visualizar no ecrã a incerteza de estarem sós. Sair e dar aos olhos outra realidade é o que Hélder Luís oferece.

partilhar Facebook
Banner Publicitário