Voz da Póvoa
 
...

"Saramago Sem Anos" no Centro Cultural de Paredes de Coura

"Saramago Sem Anos" no Centro Cultural de Paredes de Coura

Cultura | 2 Agosto 2022

 

"Saramago Sem Anos" é a exposição de Agostinho Santos que, de 6 a 31 de Agosto, leva ao Centro Cultural de Paredes de Coura mais de 30 obras de pintura e uma instalação de grandes dimensões, criada a partir de embalagens de medicamentos, para abordar a temática Saramaguiana com inspiração nos livros "Ensaio sobre a Cegueira", "Memorial do Convento" e "Intermitências da Morte".

Com curadoria de Valter Hugo Mãe, a exposição revisita trabalhos de Agostinho Santos mais antigos (2005/2006) e apresenta outros mais recentes, entre acrílicos s/tela, papel e cartão, grafite s/papel e a instalação que, na perspectiva do artista, "nos desafia a todos a reflectir sobre a saúde do Mundo, das ideias, da arte e do futuro. Saramago está hoje mais actual do que nunca, num Mundo transformado pela pandemia, pela guerra, pela intolerância, pela crise, pela procura de respostas para as muitas perguntas que se impõem", refere.

Para Valter Hugo Mãe, "o que Agostinho Santos traz a Paredes de Coura é mais do que uma evocação de Saramago. É uma recriação, uma inevitável maneira de o chamar a outra vida, sem idade, sem anos, sem limites. (...). Para Agostinho Santos todas as verdades são de cidadania, são tarefas que podem motivar a arte, mas a arte é já um manifesto de si própria, exercida enquanto lugar único, onde o que existe é absolutamente natural, deixando afinal que o monstro, o grotesco, o torpe, sejam alusões à sociedade mas nunca entraves à arte, nunca impedirão a arte de alcançar sua normalidade, exactamente essa de usar tudo sem temor, sem pudor, sem frustrar a liberdade e a imaginação. Saramago seria assim também.", destaca.

partilhar Facebook
1617/Saramago_Sem_Anos100.jpeg
1617/Saramago_Sem_Anos1.jpeg
1617/Saramago_Sem_Anos.jpeg
Banner Publicitário