Voz da Póvoa
 
...

Salão Nobre Encheu para “Bem servir a Póvoa” Ontem e Hoje

Salão Nobre Encheu para “Bem servir a Póvoa” Ontem e Hoje

Cultura | 8 Janeiro 2024

 

A apresentação do livro “Bem servir a Póvoa - Manuel Ribeiro de Castro”, obra coordenada por Manuel Fernando Faria Souto. Lotou no dia 20 de Dezembro, o Salão Nobre dos Paços do Concelho. Na mesa estiveram também o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, e o Vice-Presidente, Luís Diamantino.

O centenário do falecimento do Abade Manuel Ribeiro de Castro, Abade de Navais e Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, foi o mote para num aturado e minucioso trabalho de pesquisa reunir em livro as memórias familiares e os textos publicados na imprensa local, nos documentos camarários, nas Actas e na correspondência oficial, tudo dentro de um enquadramento histórico.

Para Fernando Souto, em certo sentido a Câmara Municipal “foi a morada do cidadão do abade, do político, do Vice-Presidente da Câmara Municipal Manuel Ribeiro de Castro”, que nasceu em Monção e faleceu em Navais em 1923.
 
Por sua vez, Luís Diamantino elogiou o coordenador da obra apresentada: “Cumpre-se hoje um sonho do professor Fernando Souto, que nutre de facto uma admiração assaz, singular pelo abade de Navais que era um político que, acima de tudo, via o bem servir o povo da Póvoa de Varzim. Ou seja, servir a sua comunidade”.

Na sua intervenção, Aires Pereira recordou que o livro também se insere nas comemorações dos 50 anos de elevação da Póvoa de Varzim a cidade, comemorações essas que se alongam por um ano. E recordou a acção do Padre Manuel Ribeiro de Castro, “nos campos político e religioso”, num percurso assinalável com “o único propósito de «bem servir a Póvoa de Varzim», que foi seu lema de conduta, quer enquanto cidadão, quer enquanto político”. A obra reflecte um “legado ético pertinentemente actual” e, 100 anos volvidos, essa “similitude é algo que nos deve fazer pensar”. Curiosamente, muitos dos temas retratados no livro continuam actuais como por exemplo, “a desagregação de freguesias”, que deverá voltar a separar Aguçadoura de Navais. Por isso, “O mundo tem-nos mostrado que nem sempre podemos dar tudo como adquirido”, acrescentou o Presidente da Câmara, que sublinha também a importância de “criar condições para que se possa viver bem na Póvoa” reforçando o promocional slogan “é bom viver aqui”.

A importância de desvendar o nosso passado ajuda a construir o nosso futuro 

Fotos: JCM

partilhar Facebook
Banner Publicitário