Voz da Póvoa
 
...

Sala da Memória nos 75 Anos da Banda Musical da Póvoa de Varzim

Sala da Memória nos 75 Anos da Banda Musical da Póvoa de Varzim

Cultura | 12 Abril 2022

A Banda Musical da Póvoa de Varzim festejou, no domingo, 75 anos de actividade cultural. A data da sua fundação serviu para inaugurar a Sala da Memória, pelas mãos do Presidente da Associação, Paulo Sousa e do Presidente da Câmara, Aires Pereira. O espaço tem uma pequena mostra de instrumentos antigos, quadros restaurados, um de 1925, fotografias de fundadores, maestros e presidentes, documentos, medalhas, honrarias e dois rádios que não se ouvem, mas têm muitas histórias para contar. 

O presidente da Associação da Banda de Música da Póvoa de Varzim homenageou a título próstomo Leopoldino Oliveira e o maestro João Vaz, presente na sala e que “dirigiu a Banda entre 1991 e 2013, numa altura muito difícil, em que era preciso ir buscar músicos ao Porto, a Viana do Castelo e outras terras. O maestro com a sua dedicação e com a colaboração do António Conceição, criaram uma escola de música na Associação, que teve raízes espalhadas pelas freguesias do concelho e daí surgiram novos elementos, eu mesmo sou fruto desse trabalho, a João Vaz o nosso muito obrigado”, agradeceu Paulo Sousa. A Sala da Memória perpétua em fotografia os dois homenageados. 

O momento foi também aproveitado para entregar a medalha comemorativa dos 75 anos da Banda de Música ao Presidente da Câmara Aires Pereira, ao Vice-presidente Luís Diamantino, ao maestro João Vaz e a Leopoldino Oliveira, entregue à filha Antónia. 
 
Aires Pereira agradeceu a todos aqueles que ajudaram a Banda a chegar a esta comemoração: “Não posso deixar de fazer uma referência a António Conceição que fazia tudo. Desde a velhinha sede na Rua Cidade do Porto até hoje estarmos aqui neste novo espaço inaugurado há dez anos. Ao longo destes dois anos de pandemia que vivemos, houve sempre uma preocupação que as associações sobrevivessem”.
    
O Presidente da Câmara fez também questão de agradecer ao maestro João Vaz que “numa altura difícil da Banda cumpriu sempre com aprumo e responsabilidade, fazendo crer e acreditar que era possível manter viva uma instituição com uma longa história. A criação da escola de música acabou por assegurar o futuro e hoje a Banda é praticamente composta por músicos do concelho. A Banda é uma grande embaixatriz da Póvoa de Varzim. Este é o primeiro dos eventos destas comemorações. Haverá novidades em Junho quando a Banda se apresentar no dia da cidade numa outra vertente que naturalmente, nos irá encher de alegria e abrirá um novo caminho. Precisamos inovar e arriscar. Em nome do município deixo uma palavra de parabéns e um obrigado pelo que têm feito pela nossa cultura e tradição”. 

A manhã terminou com uma visita ao cemitério para prestar homenagem aos directores e músicos falecidos.

Adriano Cerejeira, professor aposentado, prepara um livro a contar a história da Banda de Música da Póvoa de Varzim, com documentos, fotografias e muitas revelações que, deverá ser ainda este ano publicado e apresentado.

partilhar Facebook
Banner Publicitário