Voz da Póvoa
 
...

Rotary Club Dedica Mural aos Trabalhadores do Mar

Rotary Club Dedica Mural aos Trabalhadores do Mar

Cultura | 18 Junho 2021

A história foi feita para ser contada. O Rotary Club acendeu no dia 25 de Maio, 57 velas. Com a intenção de não apagar a memória da sua actividade na Póvoa de Varzim, inaugurou no seu aniversário um mural, na antiga lota do peixe, ao lado da Fortaleza e em frente ao porto da Póvoa.
 
O momento contou com a presença de Teresa Castro Lopes, presidente do Rotary Club da Póvoa de Varzim, Aires Pereira presidente da Câmara Municipal, Sérgio Almeida, Governador do Rotary do Distrito 1970, do autor do mural, Afonso Pinhão Ferreira, entre companheiros Rotary e outras personalidades.

“O sentido desta escultura é a ligação do clube à sua cidade. Com este mural estamos a homenagear e a honrar a nossa cidade e as gentes do mar, os pescadores. Somos um clube de líderes profissionais, de pessoas de acção e vemos isso também nos pescadores, homens que enfrentam o perigo, lideres na sua acção. Queremos homenagear a Póvoa nas suas origens, eu mesma sou neta de pescadores da Póvoa”, explica Teresa Castro Lopes, que não esqueceu os fundadores José de Azevedo e António Maria Gomes, mas também Madureira Pires.

Quanto ao governador Sérgio Almeida estava duplamente feliz, “pelo aniversário e pela obra que dignifica os poveiros e esta ligação que existe entre o Rotary e a Comunidade. É importante reconhecer as profissões, que tem a ver com o Rotary, que é um movimento de profissionais e no caso a actividade da pesca. Os pescadores e o mar são intrínsecos à Póvoa, mas também a Portugal”.

Em tempos de pandemia, “temos sido bastante contidos quanto à questão presencial, mas em termos de projecto e iniciativas estamos muito activos. A exemplo, o apoio que demos a crianças que não tinham acesso a computadores, para puderem continuar a ter aulas em casa. Somos 89 clubes na região e temos estado muito activos nas comunidades, mas menos presentes”.
 
Também Aires Pereira deu o seu aplauso: “O Rotary Club da Póvoa de Varzim tem tido ao longo dos anos uma ligação forte e reciproca com o município, a começar pela Universidade Sénior, que antes da pandemia chegou a ser uma das maiores do país em número de pessoas que a frequentava, mas também pelas bolsas de estudo que atribuem a estudantes, entre outras iniciativas. O mural representa os nossos pescadores, o mar, e é mais uma obra de arte que podemos apreciar e mais um motivo de visitação, da autoria do professor Afonso Pinhão Ferreira, que perpéctua os homenageados”.

O jantar, servido numa unidade hoteleira local, contou com as vozes do Coro da Universidade Sénior.

partilhar Facebook
Banner Publicitário