Voz da Póvoa
 
...

Resultados do Prémio “FIMPV Jovens Artistas”

Resultados do Prémio “FIMPV Jovens Artistas”

Cultura | 29 Maio 2021

O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV) lançou este ano, a propósito da sua 43ª edição, uma iniciativa intitulada “FIMPV Jovens Intérpretes”. O objetivo foi ajudar a minimizar a escassez de oportunidades para jovens artistas portugueses em plena pandemia, surgindo como incentivo para continuarem a lutar por uma carreira no mundo da música. Sob o patrocínio da Direção-Geral das Artes e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim esta iniciativa dará aos jovens músicos portugueses vencedores a oportunidade de tocar no FIMPV, no concerto do dia 20 de julho de 2021.

Para além destas entidades, o FIMPV contou também com o apoio do Lions Clube da Póvoa de Varzim que pela primeira vez se associa ao FIMPV. De acordo com o seu presidente, José Manuel Almeida, “esta nova parceria acaba por ser um vínculo natural entre duas entidades que se movem por valores comuns em prol do serviço, apoio e dinamização da comunidade poveira”. Por parte da Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim, entidade organizadora do FIMPV que gere também a escola de Música da Póvoa de Varzim, Raúl da Costa referiu que “este vínculo com o Lions Clube da póvoa de Varzim é motivo de orgulho e grande satisfação e permitirá um acréscimo significativo no apoio aos jovens artistas vencedores sendo também uma plataforma para iniciativas de apoio futuras”.

A lista de laureados foi já anunciada, a saber: 1º prémio - Agostinho Sequeira, percussão solo; 2º prémio - Pedro Borges, piano; 3º prémio (ex-aequo) Mariana Ribeiro, piano e RePercussion Trio, trio de percussão.

O certame contou com a participação de cerca de 40 músicos portugueses e agrupamentos de diversos instrumentos sendo o montante total de prémios distribuídos pelos vencedores superior a 4000 euros.

O painel de jurados esteve a cargo de André Cunha Leal (RTP Antena 2, RTP Palco); João Marques (direção executiva (1979-2018) e artística (1989-2018) do FIMPV; Raquel Camarinha (soprano) e Raúl da Costa (pianista, diretor artístico e coordenador-geral do FIMPV).
A 43ª edição do FIMPV está agendada para julho próximo e decorrerá em múltiplos espaços e igrejas do concelho da Póvoa de Varzim.

partilhar Facebook
Banner Publicitário