Talvez a grande novidade da 26.ª edição do Correntes d’Escritas tenha sido apresentada no último dia. O Largo Dr. David Alves foi o palco do ReViraVerso, uma actuação de grupos folclóricos do concelho da Póvoa de Varzim, mas com a novidade de ao invés de apresentarem os seus tradicionais versos, interpretaram letras escritas por Cláudia Lucas Chéu, João Gobern, João Pedro Azul, Renato Filipe Cardoso, Rita Cruz e Rosa Alice Branco.
Com curadoria de Renato Filipe Cardoso, o Grupo Folclórico de Cantares e Danças “Os Camponeses de Navais”, Rancho Folclórico de Aver-o-Mar, Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates e Rancho Folclórico de Santa Eulália de Beiriz deram asas a este projecto, provando que o antigo e o moderno podem e devem conviver em harmonia. O imaginário ao ser transposto para a realidade fez-se acompanhar de uma edição em livro, que reúne os velhos e novos poemas das canções ilustrados por Helena Zália, sendo distribuído pelo público presente.
ReViraVerso é mais uma edição municipal que marca a reinvenção do Correntes d’Escritas, colocando em diálogo dois contextos culturais e artísticos, artes que habitualmente não comunicam, mas tem tudo para se entenderem. Só temos um presente motivador se conhecermos os passos que nos trouxeram do passado.
Fotos: Rui Sousa