Voz da Póvoa
 
...

Rancho Poveiro Encantou São Paulo

Rancho Poveiro Encantou São Paulo

Cultura | 13 Fevereiro 2020

Isso mesmo, o Rancho Poveiro oriundo da encantada Póvoa de Varzim, Portugal, encantou São Paulo, numa realização da Associação dos Poveiros de São Paulo e apoio da Casa de Portugal de São Paulo, bem como das empresas Hotel Mira Serra, Numatur Turismo, Supermercado Luzita, Padaria Nova Charmosa, Ofner, Cardin Plaza Hotel, Luzitana Jóias, e Trevo estacionamentos.

O Rancho Poveiro veio ao Brasil, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, para as festividades da comemoração dos 90 anos da Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro, acompanhado do Presidente da Câmara da Póvoa, Engenheiro Aires Pereira e sua esposa Cristina Neves. A Associação dos Poveiros de São Paulo, liderada por Isaías dos Santos, organizou uma vasta programação para os ilustres visitantes em São Paulo.

Estes atuaram no Hotel Mira Serra nos dias 15 e 16 de Janeiro. No sábado, dia 17, almoçaram no Restaurante do Supermercado Luzita, num oferecimento do diretor José Pereira Rio. À noite tivemos uma belíssima noite de gala na Associação dos Poveiros, com jantar, música para dançar com a tocata do Rancho Raízes de Portugal, e uma brilhante atuação do Rancho Poveiro, envergando seu traje Poveiro dos Pescadores. No cerimonial, Albino Vieira chamou o casal Armando Pinto e a esposa Maria, que comemoravam 50 anos de casados, bem como os 85 anos de vida do senhor Armando.

Nesta noite houve troca de mimos entre os Poveiros de São Paulo, pelas mãos do Presidente da Casa de Portugal, Antonio dos Ramos, ao Eng. Aires Pereira. O Presidente dos Poveiros do Rio de Janeiro, Renato Figueiredo, acompanhado da diretoria social Maria da Gloria, também homenagearam os Poveiros de São Paulo. Claudio Alba, representando o vereador Toninho Paiva, fez uso da palavra nesta noite.

O Rancho Poveiro mostrou um grande show de autenticidade do rico folclore poveiro, exibindo modas como Cantarinhas, Chula, Vira Poveiro, Marcha Ala-Arriba, Vira da Praia, Fandango e outras mais. No domingo a recepção ao Rancho Poveiro foi na Casa de Portugal de São Paulo que, com o apoio dos Poveiros de São Paulo, organizou uma belíssima festa, uma autêntica tarde de folclore. O Rancho Poveiro abriu a festa com seus trajes de Tricanas Poveiras e exibiu viras de cada bairro da Póvoa, rusgas das festas de São Pedro e modas como a Marcha da Póvoa, Vira do Pescador, Lancha Poveira e outras mais, para delírio das gentes poveiras e não-poveiras presentes. Na sequência exibiu-se o anfitrião, o Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo, e o Rancho Raízes de Portugal dos Poveiros que, por intermédio de Albino Vieira, entregou um galhardete do rancho a Antonio dos Ramos e a Aires Pereira.

O Presidente dos Poveiros, Isaías dos Santos, agradeceu a Antonio dos Ramos pela parceria e pela bela festa e homenageou os ranchos presentes nesta noite com uma recordação. Por seu turno, Antonio dos Ramos homenageou Aires Pereira com a medalha da Casa de Portugal. Espaço ainda para um novo espetáculo do Rancho Poveiro, agora com Traje Poveiro dos Pescadores, exibindo modas como a Marcha Ala-Arriba, o Vira Poveiro, Cantarinhas, o Vira da Praia e outras mais, para encanto dos presentes. Sem dúvida alguma, foi mais uma belíssima digressão do Rancho Poveiro em terras brasileiras.

Armando Torrão

Representante em São Paulo do jornal ‘Portugal em Foco’

partilhar Facebook
260/A-alegria-contagiante-de-Fernanda-centro.jpg
260/Casa-dos-Poveiros-de-São-Paulo.jpg
Banner Publicitário