Voz da Póvoa
 
...

Propostas da MONTRA de Arte para o Fim-de-semana

Propostas da MONTRA de Arte para o Fim-de-semana

Cultura | 9 Novembro 2023

 

Mada melhor que deixar dizer quem sabe:

O segundo fim-de-semana, 11 e 12 de Novembro, de programação da montra – mostra de arte propõe uma performance / dança e um fim de tarde com raridades musicais, assim como um salto à Póvoa de Varzim...

Uma das novidades da 4.ª edição da montra – mostra de arte é a ponte estabelecida com o FIS – Festival Internacional de Solos, que tem lugar na Póvoa de Varzim. A convite deste festival, a montra leva até à cidade vizinha a exposição (M)AR, do artista plástico vila-condense Filipe Laranjeira, com um conjunto de peças que evocam a atmosfera como lugar de discussão de ideias e construção de sonhos, apresentadas na Mercearia Paulino e no Cine-Teatro Garrett. A exposição arranca na sexta-feira, 10 de novembro, pelas 18h30, estendendo-se até dia 26.

Por sua vez, o FIS traz a Vila do Conde o solo Macaquinho do Chinês, da jovem bailarina e coreógrafa Ana Isabel Castro, uma performance / dança que tem lugar no Malhão Fashion Store, no sábado, 11 de novembro, pelas 18h30, explorando a ideia de imobilidade do corpo através da relação com um manequim.

O dia termina pelas 19h30, com Posto de Escuta, que traz ao Mercado Municipal de Vila do Conde as colecções e raridades musicais do caxineiro Marco Castiço.

O arranque da montra, no passado fim-de-semana, foi marcado por vários outros eventos: a performance resultante da residência artística Nortear, por Mariana Sardon e Tânia Dinis, com Inês Miranda, Ricardo Ciríaco e Fábio M. Silva, uma das grandes apostas do programa deste ano, promovendo o estudo e representação da paisagem e cultura visual e sonora do território das Caxinas; a performance Ocupação Cia Excessos, de Hilda de Paulo e Tales Frey, explorando o corpo e o vestuário como centralidade discursiva; as exposições — que podem ser visitadas até 19 de novembro — Blaring Hex of Care, uma colectiva de jovens estudantes do ensino artístico na Galeria by edmundo; Corta e Cola Existencial, de Helena Rocio Janeiro, no Bosque Concept Store; Aqui do Outro Lado, do artista plástico vila-condense Francisco Laranjeira apresentada nas Mercearias Torres; Miragem, do ilustrador poveiro Luís Silva, na Sapataria S. João; e Recomeçar, uma colectiva da The Cave Photography na São João Gallery.

O projecto montra é organizado pela Noites Claras Associação Cultural, com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, o apoio logístico da Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde e a parceria do FIS – Festival Internacional de Solos.

Montra – mostra de arte contemporânea em montras do comércio tradicional
3–19 NOV 2023 Vila do Conde

partilhar Facebook
2437/Montra_4.jpeg
2437/Montra_1.jpeg
2437/Montra_2.jpeg
2437/Montra_3.jpeg
Banner Publicitário